Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Mercado Municipal, Castelo Branco

O edifício do Mercado Municipal veio substituir o antigo mercado localizado no terreno onde foi implantado o Tribunal. O novo mercado procurou suprir a necessidade de um recinto coberto. Foi aberto ao público em novembro de 1961, tendo sido construído segundo projeto assinado pelo arquiteto Miguel Jacobetty Rosa e pelo engenheiro Francisco Xavier Marques Maia, com concessão de comparticipação financeira estatal para a construção, através do Fundo de Desemprego e da Comissão do Nordeste.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
1961
Comunidade

Localização

Morada
Avenida Primeiro de Maio
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilização Inicial

Cronologia de Atividades

Atividades 2

Descrição Breve

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O mercado localiza-se no centro de Castelo Branco, próximo da Câmara Municipal e do Tribunal.

O edifício é composto por dois corpos em L unidos por um átrio de distribuição, e por um corpo isolado, desenvolvendo-se em três pisos.

Conforme atestam testemunhos recolhidos no local, houve obras no interior, tendo sido retiradas as bancadas originais de mármore no piso térreo para dar lugar a bancas individualizadas com separação entre os vendedores.

Materiais e Tecnologias

Estrutura
Betão ArmadoMateriais Construção

Documentação

Documentos 4

Esta obra está em estudo. Em breve será disponibilizada mais informação. Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Mercado Municipal, Castelo Branco. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/28184/mercado-municipal-castelo-branco

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).