Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Mercado Municipal, Castelo Branco

O edifício do Mercado Municipal veio substituir o antigo mercado localizado no terreno onde foi implantado o Tribunal. O novo mercado procurou suprir a necessidade de um recinto coberto. Foi aberto ao público em novembro de 1961, tendo sido construído segundo projeto assinado pelo arquiteto Miguel Jacobetty Rosa e pelo engenheiro Francisco Xavier Marques Maia, com concessão de comparticipação financeira estatal para a construção, através do Fundo de Desemprego e da Comissão do Nordeste.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
1961
Comunidad

Ubicación

Morada
Avenida Primeiro de Maio
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Uso Inicial

CronologÍa de Actividades

Actividades 2

Descripción Breve

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

O mercado localiza-se no centro de Castelo Branco, próximo da Câmara Municipal e do Tribunal.

O edifício é composto por dois corpos em L unidos por um átrio de distribuição, e por um corpo isolado, desenvolvendo-se em três pisos.

Conforme atestam testemunhos recolhidos no local, houve obras no interior, tendo sido retiradas as bancadas originais de mármore no piso térreo para dar lugar a bancas individualizadas com separação entre os vendedores.

Materiales y Tecnologías

Estrutura
Hormigón ArmadoMateriales Construción

Documentación

Documentos 4

Esta obra está em estudo. Em breve será disponibilizada mais informação. Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Mercado Municipal, Castelo Branco. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/28184/mercado-municipal-castelo-branco

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).