Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício da Administração Florestal, Viana do Castelo

O edifício da Sede da Administração Florestal de Viana do Castelo foi construído em 1955, por iniciativa da Direção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas (DGSFA).

O terreno já tinha sido escolhido pela mesma Direção em maio de 1946, tendo sido posto à disposição da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) apenas em dezembro de 1950, para construção de um edifício principal destinado a sede dos serviços, de uma garagem, de uma casa de guarda, de uma cocheira e de uma arrecadação. No entanto, em 1952 ainda não existia projeto definitivo para o conjunto, pelo que a Direção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas obteve autorização para ocupar os prédios existentes no terreno adquirido enquanto não se iniciam as obras. O anteprojeto, elaborado pelo arquiteto Jorge Santos Costa - autor do projeto do edifício da Administração Florestal da Covilhã -, recebeu parecer favorável da Comissão de Revisão da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais no final de 1952 e, em setembro de 1953, a empreitada foi adjudicada por 296.000$00.

No entanto, passado um ano, a Direção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas solicitou a introdução de uma variante no projeto, após entendimento com o arquiteto para a inclusão de garagens no edifício, que aproveitassem o relevo existente no terreno. O pedido foi inicialmente recusado pelo Ministro das Obras Públicas, devido ao seu custo elevado. Após explicação, por parte da Direção-Geral, de que “não seria possível ou vantajoso concluir” o projeto “em obediência perfeita ao seu projeto inicial”, por parte do edifício estar elevada sobre o terreno, obrigando a obediência ao projeto “a um grande aterro e à construção de um muro de suporte para esse aterro”, O Ministro das Obras Públicas emitiu um despacho, em janeiro de 1955, pelo qual incumbia a Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais de esclarecer, mediante inspeção da obra: “circunstâncias que justifiquem a não obediência ao projeto aprovado, de que resultou a situação de facto a que se refere [a DGSFA] (…); simplificação mais possível no projeto da variante proposta no sentido da redução do custo global da obra”. Com um orçamento reduzido, a alteração foi aprovada ainda no início do ano, e o edifício concluído em agosto de 1955.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Notas

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Data de Conclusão
1955
Atividades

Localização

Comunidade
Morada
Estrada de Santa Luzia, Viana do Castelo
Distrito Histórico (PT)
Viana do CasteloDistrito Histórico (PT)
Contexto
CosteiroContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em novembro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Administração Florestal, Viana do Castelo. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/34297/edificio-da-administracao-florestal-viana-do-castelo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).