Lar de Nossa Senhora da Conceição, Salvaterra de MagosLar e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos
A história da construção do Lar de Nossa Senhora da Conceição remonta a 1977, altura em que a Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos expôs a necessidade de organizar a assistência à terceira idade na sede do concelho e sublinhou a inexistência de um edifício adequado. Deu, assim, início a uma discussão em torno dos terrenos a permutar com a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que ainda não estava resolvida em 1984.
No entanto, a obra de construção foi inscrita como prioridade no Plano de Investimentos de 1978 do Serviço de Ação Direta de Santarém. De facto, um primeiro estudo para o edifício foi apresentado em 1977, assinado pelo engenheiro Manuel José Baptista e pelo arquiteto António Alves Mendes; veio a ser reformulado em 1979, perante exigências da apreciação superior. Previa acomodar 60 utentes em regime interno, com capacidade para atender a mais 40 externos. Este estudo, elaborado gratuitamente, não foi executado.
Um novo estudo para o edifício começou a ser delineado em 1980, com elaboração de memória descritiva relativa à arquitetura volvidos quatro anos, da autoria do arquiteto Francisco Solano de Almeida, diretor do Gabinete de Apoio Técnico de Salvaterra, Coruche e Benavente, e dos arquitetos Pedro Lobo Antunes, Manuela Fazenda e Pedro Álvares de Carvalho daquele organismo. A elaboração do programa contou com a colaboração do Instituto da Família e Ação Social. Pretendia-se acomodar 50 pessoas no lar e 25 pessoas no centro de dia. A câmara municipal aprovou o projeto em 1984. O lar foi inaugurado em 1992.
Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave abaixo.
Análise
Conforme ficou registado na memória descritiva do primeiro estudo, a construção de um edifício para albergar um lar de idosos e um centro de dia pretendeu, no final da década de 1970, “resolver ou pelo menos atenuar a situação de numerosas pessoas idosas existentes na região e que carecem não só de apoio material, mas fundamentalmente e a par deste, de condições que lhes permitam uma vida digna na fase final desta”, num momento em que não existiam equipamentos semelhantes no concelho. Em 2025, mantém-se como uma estrutura relevante neste domínio.
O edifício foi implantado na zona do Pinhal da Vila, então em desenvolvimento, próximo do bairro construído por iniciativa do Centro de Assistência Social de Salvaterra de Magos.
Desenvolve-se em dois pisos, com instalações diferenciadas para o lar (com quartos) e para o centro de dia, ambas no piso inferior segundo o projeto, e instalações para o pessoal no piso superior. Inclui zonas comuns, com copa, zona de refeições e sala de estar, sala de trabalho e serviços de apoio, bem como sala para visitas e gabinetes para a direção e os funcionários. Promoveu-se a ligação direta às zonas exteriores ajardinadas.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Materiais e Tecnologias
Documentação
A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em fevereiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais.
Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Lar de Nossa Senhora da Conceição, Salvaterra de Magos. Acedido em 22/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/55068/lar-de-nossa-senhora-da-conceicao-salvaterra-de-magos