Lar de Nossa Senhora da Conceição, Salvaterra de MagosLar e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos
A história da construção do Lar de Nossa Senhora da Conceição remonta a 1977, altura em que a Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos expôs a necessidade de organizar a assistência à terceira idade na sede do concelho e sublinhou a inexistência de um edifício adequado. Deu, assim, início a uma discussão em torno dos terrenos a permutar com a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que ainda não estava resolvida em 1984.
No entanto, a obra de construção foi inscrita como prioridade no Plano de Investimentos de 1978 do Serviço de Ação Direta de Santarém. De facto, um primeiro estudo para o edifício foi apresentado em 1977, assinado pelo engenheiro Manuel José Baptista e pelo arquiteto António Alves Mendes; veio a ser reformulado em 1979, perante exigências da apreciação superior. Previa acomodar 60 utentes em regime interno, com capacidade para atender a mais 40 externos. Este estudo, elaborado gratuitamente, não foi executado.
Um novo estudo para o edifício começou a ser delineado em 1980, com elaboração de memória descritiva relativa à arquitetura volvidos quatro anos, da autoria do arquiteto Francisco Solano de Almeida, diretor do Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Salvaterra, Coruche e Benavente, e dos arquitetos Pedro Lobo Antunes, Manuela Fazenda e Pedro Álvares de Carvalho daquele organismo. A elaboração do programa contou com a colaboração do Instituto da Família e Ação Social. Pretendia-se acomodar 50 pessoas no lar e 25 pessoas no centro de dia. A câmara municipal aprovou o projeto em 1984. O lar foi inaugurado em 1992. Junto do lar, foram construídas habitações para pessoas que, vivendo de forma independente, usufruem de serviços da instituição.
Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave abaixo.
Analysis
Conforme ficou registado na memória descritiva do primeiro estudo, a construção de um edifício para albergar um lar de idosos e um centro de dia pretendeu, no final da década de 1970, “resolver ou pelo menos atenuar a situação de numerosas pessoas idosas existentes na região e que carecem não só de apoio material, mas fundamentalmente e a par deste, de condições que lhes permitam uma vida digna na fase final desta”, num momento em que não existiam equipamentos semelhantes no concelho. Em 2025, mantém-se como uma estrutura relevante neste domínio.
O edifício foi implantado na zona do Pinhal da Vila, então em desenvolvimento, próximo do bairro construído por iniciativa do Centro de Assistência Social de Salvaterra de Magos.
Desenvolve-se em dois pisos, com instalações diferenciadas para o lar (com quartos) e para o centro de dia, ambas no piso inferior segundo o projeto, e instalações para o pessoal no piso superior. Inclui zonas comuns, com copa, zona de refeições e sala de estar, sala de trabalho e serviços de apoio, bem como sala para visitas e gabinetes para a direção e os funcionários. Promoveu-se a ligação direta às zonas exteriores ajardinadas.
Key moments (click below for details)
Location
Status & Uses
Materials & Technologies
Documentation
A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em fevereiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais. Conta com o testemunho e contributo de José Gameiro, a quem muito agradecemos.
Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.
To quote this work:
Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Lar de Nossa Senhora da Conceição, Salvaterra de Magos. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/55068/lar-de-nossa-senhora-da-conceicao-salvaterra-de-magos