Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Testemunho de António Morais, Alijó

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Título
Testemunho de António Morais, Alijó

Conteúdo

Registo da Observação ou Conversação

Testemunho de António Morais, fotógrafo local e proprietário de um estudo de fotografía situado em Alijó. Testemunho recolhido em conversa no seu estudo, em julho de 2023, com as investigadoras Ivonne Herrera e Catarina Ruivo.

Tribunal

Segundo António Morais, o Tribunal data de 1961, aproximadamente.

Adega cooperativa

Segundo António Morais, a adega cooperativa data de antes de 1985.

GNR

A cadeia estava onde estava a GNR.

António Morais conta que em Alijó, durante o Estado Novo, as pessoas contra o regime eram identificadas e vigiadas de perto, chegando a ser levadas para as masmorras como medida preventiva em determinadas datas.

Escolas- Caixa Geral de Depósitos

No local onde hoje se encontra a Caixa Geral de Depósitos, existiu uma escola.

Agrupamento de Escolas D. Sancho II

A escola junto à adega cooperativa (Agrupamento de Escolas D. Sancho II) é mais recente, pois antes existia uma outra escola, que ia até ao 4º ano e que se situava onde hoje é a Junta de Freguesia de Alijó.

Edifício da Comissão de Festas de Santa Ana, Granja

A Comissão de Festas de Santa Ana reúne-se na antiga escola primária da Granja. Estas comissões são constituídas por habitantes locais que têm a responsabilidade de organizar várias atividades ao longo do ano e, em particular, as festas das diferentes aldeias, que se realizam entre julho e agosto.

António Morais conta que aos domingos fazem tripas e frango assado e, desta forma, a população local reúne-se em convívio, mas também pode angariar fundos. Outra forma de angariar fundos é fazer um leilão, onde as pessoas podem contribuir com dinheiro ou fazer donativos, como já aconteceu com alguém que doou uma moldura, por exemplo.

Outras questões- Festas e encontros recreativos

António Morais fala-nos da importância das festas na região, sobretudo em duas freguesias: Favaios e Sanfins do Douro.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Testemunho de António Morais, Alijó. Acedido em 31/10/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/notas-de-observacao-ou-conversacao/21352/testemunho-de-antonio-morais-alijo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).