Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Testemunho de António Morais, Alijó

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Title
Testemunho de António Morais, Alijó

Content

Observation or Conversation Record

Testemunho de António Morais, fotógrafo local e proprietário de um estudo de fotografía situado em Alijó. Testemunho recolhido em conversa no seu estudo, em julho de 2023, com as investigadoras Ivonne Herrera e Catarina Ruivo. Seguem-se algumas das informações partilhadas durante a conversa.

Tribunal

Segundo António Morais, o Tribunal data de 1961, aproximadamente.

Adega cooperativa

Segundo António Morais, a adega cooperativa data de antes de 1985.

GNR

A cadeia estava onde estava a GNR.

António Morais conta que em Alijó, durante o Estado Novo, as pessoas contra o regime eram identificadas e vigiadas de perto, chegando a ser levadas para as masmorras como medida preventiva em determinadas datas.

Escolas- Caixa Geral de Depósitos

No local onde hoje se encontra a Caixa Geral de Depósitos, existiu uma escola.

Agrupamento de Escolas D. Sancho II

A escola junto à adega cooperativa (Agrupamento de Escolas D. Sancho II) é mais recente, pois antes existia uma outra escola, que ia até ao 4º ano e que se situava onde hoje é a Junta de Freguesia de Alijó.

Edifício da Comissão de Festas de Santa Ana, Granja

A Comissão de Festas de Santa Ana reúne-se na antiga escola primária da Granja. Estas comissões são constituídas por habitantes locais que têm a responsabilidade de organizar várias atividades ao longo do ano e, em particular, as festas das diferentes aldeias, que se realizam entre julho e agosto.

António Morais conta que aos domingos fazem tripas e frango assado e, desta forma, a população local reúne-se em convívio, mas também pode angariar fundos. Outra forma de angariar fundos é fazer um leilão, onde as pessoas podem contribuir com dinheiro ou fazer donativos, como já aconteceu com alguém que doou uma moldura, por exemplo.

Outras questões- Festas e encontros recreativos

António Morais fala-nos da importância das festas na região, sobretudo em duas freguesias: Favaios e Sanfins do Douro.

A recolha e a sistematização deste testemunho oral foram elaboradas por Ivonne Herrera Pineda e Catarina Ruivo, com base numa entrevista realizada em julho de 2023.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Testemunho de António Morais, Alijó. Accessed on 21/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/documentation/notes-from-observation-or-conversation/21352/testemunho-de-antonio-morais-alijo

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).