Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Tribunal Judicial, Alijó

A ideia inicial de construir um edifício para o Tribunal Judicial de Alijó data de meados da década de 1940, momento em que se planeava o desenvolvimento urbano da vila através do seu plano de urbanização (encomendado a Cassiano Barbosa entre 1941 e 1947) e da construção de equipamentos centrais, fruto da iniciativa e conjugação de esforços de diferentes entidades. Entre estes contam-se o Mercado Municipal, o Hospital da Santa Casa da Misericórdia, o edifício dos CTT e o Externato Liceal, de iniciativa particular, ou ainda o Cine-Teatro da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alijó.

Embora a maior parte destes projetos tenha vindo a materializar-se em processos longos que resultaram em que a construção de vários dos edifícios se estendesse até à década de 1980, o projeto para o Tribunal integrou-se numa segunda fase de desenvolvimento dos equipamentos públicos e sociais da vila, após um primeiro esforço na década de 1930.

O próprio edifício do Tribunal não foi construído até várias décadas após a encomenda do seu primeiro anteprojeto ao arquiteto Cassiano Barbosa, em 1947. O edifício então projetado, orçamentado pelo arquiteto em 805.455$00, inseria-se no mesmo terreno onde se encontra hoje o Tribunal, com forma de meio semicírculo e uma fachada principal amplamente envidraçada. Após a emissão de um parecer desfavorável pelo Ministério das Finanças, em 1948, onde se indicavam várias deficiências relativas à organização interna do projeto, este parece ter sido abandonado.

Uma década mais tarde, encontra-se um novo anteprojeto, com autoria do arquiteto Francisco Augusto Batista. Nesta altura, em 1960, o terreno para construção do Tribunal já tinha sido, em parte, adquirido pela Câmara Municipal. O novo edifício projetado, orçamentado primeiro em 4.300.000$00 e, depois de reprovação pelo Ministro das Obras Públicas, 3.593.500$00, correspondia já, em linhas gerais, ao Tribunal que se encontra hoje em Alijó.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1965

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Location
Address
Rua Henrique Pereira
Former Distrito (PT)
Vila RealFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Organization ˃ Justice ˃ CourthouseFunctional Typology
Status
ConstruídoStatus of Work

Materials & Technologies

Structure
Construction
Cantaria de pedraBuilding Materials
Telha do tipo "Romano"Building Materials
Finishes and Decoration

Forum

Documentation

Records & Readings

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo com base em diferentes fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Tribunal Judicial, Alijó. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/1992/tribunal-judicial-alijo

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).