Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Empresa Pública de Abastecimento de Cereais, EPAC

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Start-End Years
1976-1999
Alternative Name
Empresa para a Agroalimentação e Cereais, EPAC
Organisation Type
Organização PúblicaType of Organisation
Organisation Definition
Empresa PúblicaOrganisation Definition

Analysis

History Note

Nota relativa à história administrativa do chamado Fundo EPAC Empresa para a Agroalimentação e Cereais no catálogo online do Arquivo Nacional da Torre do Tombo:

"Entre os anos de 1972 e 1974 foram extintos os organismos que, desde a década de 30 do séc. XX, controlavam a produção, a transformação e a comercialização dos cereais em Portugal: Federação Nacional dos Produtores de Trigo (1932-1972), Federação Nacional dos Industriais de Moagem (1934-1974), Comissão Reguladora do Comércio de Arroz (1933-1972), Comissão Reguladora de Moagens de Ramas (1936-1972), Instituto Nacional do Pão (1936-1972), Grémio dos Industriais de Arroz (1934-1974), Grémio dos Industriais de Panificação (1936-1974), Grémio dos Industriais de Moagem (1934-1974).

As atribuições, competências, património, serviços e pessoal destes organismos foram sendo integrados no Instituto dos Cereais, organismo criado através do Decreto-Lei nº 283/72, de 11 de Agosto, com as seguintes atribuições: coordenar e disciplinar as actividades de produção, transformação e comercialização de cereais, sementes forraginosas, farinhas, sêmolas, pão e produtos afins, massas alimentícias, bolachas e biscoitos, produtos e subprodutos das indústrias de moagens, panificação, fábricas de rações, de sêmolas, de massas alimentícias, de bolachas e biscoitos, de farinhas alimentares, de descasque de arroz; assegurar o abastecimento de cereais e dos diferentes produtos cerealíferos, tendo em conta a defesa da produção, as exigências do consumo e os interesses da economia nacional; realizar estudos técnicos e económicos relativos aos já mencionados sectores coordenados; certificar a origem dos produtos e a qualidade dos mesmos.

Em 1974, o Instituto dos Cereais herdou as funções de coordenação, disciplina e intervenção económica da Federação Nacional dos Industriais de Moagem e dos grémios dos industriais de Arroz, de Panificação e de Moagem.

Em 1976, o Instituto dos Cereais transformou-se em empresa pública, passando a designar-se 'Instituto dos Cereais, E.P. (ICEP), sendo também instituída a 'Empresa Pública de Abastecimento de Cereais' (EPAC) pelo mesmo Decreto-Lei 663/76, de 4 de Agosto. A EPAC visava assegurar o abastecimento de cereais e sementes, tendo em conta a defesa da produção, as exigência do consumo e os superiores interesses da economia nacional, com intervenção da definição de normas para as actividades produtivas e de transformação, de controlo de qualidade, da certificação e tipificação de produtos.

O Decreto-Lei nº 551/77, de 31 de Dezembro, extinguiu o ICEP e alargou o âmbito de intervenção da EPAC: intervir no mercado de cereais, de acordo com as orientações do Governo; importar em regime de exclusividade todos os cereais, sementes e forragens; assegurar o escoamento dos cereais de produção nacional; assegurar apoio aos agricultores, quer na armazenagem e secagem de cereais, quer na concessão de crédito para a aquisição de sementes; fomentar a produção e melhoria de sementes em conjunto com serviços oficiais; contribuir para a modernização do sistema comercial e dar apoio técnico às industrias transformadoras.

Em 1991, pelo Decreto-Lei nº 26/91, de 11 de Janeiro, a EPAC foi transformada em sociedade anónima de capitais públicos, alterando a sua designação para Empresa para a Agroalimentação e Cereais, S.A.. A 25 de Maio de 1998 foi constituída a sociedade anónima EPAC Comercial, Produtos para a Agricultura e Alimentação, dissolvida pouco depois pelo Decreto-Lei nº 187/2001, de 25 de Junho.

A EPAC foi extinta pelo Decreto-Lei 572-A/99, de 29 de Dezembro, tendo a Direcção Geral do Tesouro herdado o seu património activo e passivo."

 

Outra informação no registo Wikipedia relativo à EPAC.

Related Bibliography

Relations to other Organisations

Preceded by

Relations

User of
Benefiter in

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Empresa Pública de Abastecimento de Cereais, EPAC. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/agents/organizations/27603/empresa-publica-de-abastecimento-de-cereais-epac

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).