Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Palácio da Justiça da CovilhãTribunal Judicial da Covilhã

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

 Na implantação do projeto para o novo Tribunal da Covilhã, desenvolvido pelo arquiteto Januário Godinho em 1954 , vê-se que o Tribunal de Justiça fazia parte de um conjunto de proporções consideráveis que não chegou a ser totalmente construído como projetado. O edifício da Justiça ocupava uma posição simétrica ao Tribunal do Trabalho em relação a um novo eixo de expansão da zona urbana da Covilhã que culminava numa praça ladeada por edifícios de "arquitetura condicionada".

O Tribunal de Justiça proposto organiza-se em torno de dois corpos longitudinais que convergem para o gaveto das ruas que vão dar à praça projetada e da sala de audiência que ocupa o centro do edifício, iluminada por uma cúpula envidraçada de grandes proporções, decorada por um painel escultórico. O edifício projetado tem partes de dois e três pisos; a verticalidade é reforçada nos alçados pelo ritmo da estrutura e das fenestrações, cuja altura alcança os dois pisos superiores. 

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Rua Conde da Ericeira, 2
Former Distrito (PT)
Castelo BrancoFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Organization ˃ Justice ˃ CourthouseFunctional Typology
Status
ConstruídoStatus of Work
User

Forum

A informação constante desta página foi coligida por Diego Inglez de Souza, em Setembro de 2023, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Palácio da Justiça da Covilhã. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/1010/palacio-da-justica-da-covilha

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).