Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Mercado Municipal, Montalegre

O edifício do Mercado Municipal de Montalegre foi construído durante a década de 1970, sendo desconhecidas as datas de início e conclusão da obra.

Em 1966, já se planeava a construção deste equipamento, que constou de um pedido de autorização para contração de empréstimo submetido pela Câmara Municipal de Montalegre ao Ministro das Finanças. Em 1972, o Mercado Municipal - com um orçamento estimado de 2.616$00) constava do documento “Plano de Trabalhos de 1972/73, relativamente ao Plano de Viação Rural, Plano de Melhoramentos Rurais e III Plano de Fomento - Outros Melhoramentos”, onde se identificavam as obras então comparticipadas pela Direção-Geral dos Serviços de Urbanização. Três anos depois, em 1975, uma comunicação da mesma Direção refere que a obra do mercado se encontra em curso, considerando-se já os trabalhos a mais a realizar. De acordo com testemunho de uma comerciante local, o mercado terá entrado em funcionamento em finais da década de 1970.

De acordo com o testemunho da mesma comerciante, cujos pais já eram comerciantes na mesma loja, a maior parte dos inquilinos das lojas do Mercado Municipal eram originários de Montalegre ou de locais próximos, que compravam os seus produtos a produtores locais e de outras regiões do norte do país. Nota transformações importantes nas dinâmicas do Mercado, que começou como um espaço de grande movimento, onde se vendia mais do que noutros sítios, e passou a ser (em 2023) um local não rentável, onde a feira se realiza apenas duas vezes por mês. Estas transformações refletem-se também na substituição de lojas de produtos locais por um restaurante, uma loja de roupa, uma agência de seguros.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O Mercado Municipal de Montalegre situa-se frente à Estrada Nacional 103-9 que atravessa a vila desde norte (e dentro da qual adquire o nome de Avenida Nuno Álvares Pereira) e encontra-se na proximidade de vários edifícios públicos e grandes equipamentos, construídos ao longo do século XX. Entre estes, contam-se o Tribunal Judicial, a Biblioteca Municipal, o atual edifício da Direção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes, originalmente edifício da Zona Agrária do Barroso, a Escola Preparatória de Montalegre - hoje encerrada, e, mais recente, o Pavilhão Multiusos de Montalegre.

O edifício do Mercado organiza-se em três volumes distintos, dois dos quais fazendo frente de rua a poente, definindo o largo Luís de Camões e a Rua Vítor Branco. Os edifícios estão dispostos em forma de U irregular, em torno de um pátio a duas cotas. Em 2023, estes pátios separavam-se da rua através de um gradeamento com duas grandes entradas para viaturas.

Key moments (click below for details)

Conclusion Date
1976
Activities

Location

Community
Address
Avenida Nuno Álvares Pereira, Montalegre
Former Distrito (PT)
Vila RealFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página é fruto do trabalho de Catarina Ruivo e Ivonne Herrera, e tem como base diferentes fontes documentais e o contributo de Maria Arminda, recolhido em Alijó em dezembro de 2023.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Mercado Municipal, Montalegre. Accessed on 21/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/1561/mercado-municipal-montalegre

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).