Mercado Municipal, Montalegre
O edifício do Mercado Municipal de Montalegre foi construído durante a década de 1970, sendo desconhecidas as datas de início e conclusão da obra.
Em 1966, já se planeava a construção deste equipamento, que constou de um pedido de autorização para contração de empréstimo submetido pela Câmara Municipal de Montalegre ao Ministro das Finanças. Em 1972, o Mercado Municipal - com um orçamento estimado de 2.616$00) constava do documento “Plano de Trabalhos de 1972/73, relativamente ao Plano de Viação Rural, Plano de Melhoramentos Rurais e III Plano de Fomento - Outros Melhoramentos”, onde se identificavam as obras então comparticipadas pela Direção-Geral dos Serviços de Urbanização. Três anos depois, em 1975, uma comunicação da mesma Direção refere que a obra do mercado se encontra em curso, considerando-se já os trabalhos a mais a realizar. De acordo com testemunho de uma comerciante local, o mercado terá entrado em funcionamento em finais da década de 1970.
De acordo com o testemunho da mesma comerciante, cujos pais já eram comerciantes na mesma loja, a maior parte dos inquilinos das lojas do Mercado Municipal eram originários de Montalegre ou de locais próximos, que compravam os seus produtos a produtores locais e de outras regiões do norte do país. Nota transformações importantes nas dinâmicas do Mercado, que começou como um espaço de grande movimento, onde se vendia mais do que noutros sítios, e passou a ser (em 2023) um local não rentável, onde a feira se realiza apenas duas vezes por mês. Estas transformações refletem-se também na substituição de lojas de produtos locais por um restaurante, uma loja de roupa, uma agência de seguros.
Análisis
O Mercado Municipal de Montalegre situa-se frente à Estrada Nacional 103-9 que atravessa a vila desde norte (e dentro da qual adquire o nome de Avenida Nuno Álvares Pereira) e encontra-se na proximidade de vários edifícios públicos e grandes equipamentos, construídos ao longo do século XX. Entre estes, contam-se o Tribunal Judicial, a Biblioteca Municipal, o atual edifício da Direção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes, originalmente edifício da Zona Agrária do Barroso, a Escola Preparatória de Montalegre - hoje encerrada, e, mais recente, o Pavilhão Multiusos de Montalegre.
O edifício do Mercado organiza-se em três volumes distintos, dois dos quais fazendo frente de rua a poente, definindo o largo Luís de Camões e a Rua Vítor Branco. Os edifícios estão dispostos em forma de U irregular, em torno de um pátio a duas cotas. Em 2023, estes pátios separavam-se da rua através de um gradeamento com duas grandes entradas para viaturas.
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação constante desta página é fruto do trabalho de Catarina Ruivo e Ivonne Herrera, e tem como base diferentes fontes documentais e o contributo de Maria Arminda, recolhido em Alijó em dezembro de 2023.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2025) Mercado Municipal, Montalegre. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/1561/mercado-municipal-montalegre