Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Pavilhão Municipal, AvisPavilhão Gimnodesportivo, Avis

Construído por iniciativa da Direção-Geral dos Desportos, através do Fundo de Fomento do Desporto, o Pavilhão Gimnodesportivo de Avis foi construído em diferentes fases.

Tanto quanto a documentação permite compreender, a primeira fase iniciou-se antes de setembro de 1978, vindo a empreitada a ser dada como concluída em outubro do mesmo ano.

Em abril de 1979 é apresentado o projeto da empreitada da obra de execução da 2.ª fase do pavilhão, elaborado pelo Fundo de Fomento do Desporto. O projeto viria a ser aprovado em julho de 1980.

Em novembro, seria autorizada a comparticipação da obra, através do Fundo de Desporto - que veio a totalizar 3.480.000$00, de um orçamento total de 5.800.000$00.

Mediante concurso limitado, a empreitada é adjudicada à firma Alcides da Silva Oliveira e Filho, Lda. em dezembro de 1980, dando-se início aos trabalhos da 2.ª fase de construção.

A obra seria provisoriamente entregue em julho de 1981.

Por sua vez, em janeiro de 1985 a Câmara Municipal de Avis alertava para as deficiências ao nível do piso, que tornavam perigosa a normal utilização do pavilhão e a sua cedência para a prática desportiva. Foram estas anomalias que levaram à recusa da receção definitiva da obra.

Este processo arrastar-se-ia até 1987, quando é sugerida a execução de obras de reparação ou substituição do piso - pese embora não seja possível compreender se as obras foram de facto efetuadas.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1981
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O Pavilhão Gimnodesportivo contava inicialmente com uma área útil aproximada de 31x22 metros composta pela zona livre de jogo e pelas instalações de apoio.

A zona livre de jogo contava com uma área útil de 28x22 metros, permitindo a inscrição de um mini campo de andebol de 7, de um campo de basquetebol, de um campo de voley, ou de campos de badminton e minibasquete - podendo ainda a área ser utilizada para diferentes tipos de ginástica e atividade física. 

A instalações de apoio consistiam em: 2 balneários-vestiários com 5 chuveiros corridos e um individual cada; 2 vestiários para professores; 1 arrecadação de material; 2 instalações sanitárias; e 2 pequenas dependências para instalação de gás e aquecimento de água.

Contava ainda com uma galeria para público, acedida através de uma escada exterior em caracol, com capacidade para 200 pessoas. 

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Location
Address
Rua Luís de Camões 2
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work
Owner

Materials & Technologies

Structure
BetãoBuilding Materials
Construction
Alvenaria de TijoloBuilding Materials
Tijolo maciçoBuilding Materials
Tijolo furadoBuilding Materials
Finishes and Decoration
TijoleiraBuilding Materials

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Pavilhão Municipal, Avis. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/15823/pavilhao-municipal-avis

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).