Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Pavilhão Municipal, AvisPavilhão Gimnodesportivo, Avis

Construído por iniciativa da Direção-Geral dos Desportos, através do Fundo de Fomento do Desporto, o Pavilhão Gimnodesportivo de Avis foi construído em diferentes fases.

Tanto quanto a documentação permite compreender, a primeira fase iniciou-se antes de setembro de 1978, vindo a empreitada a ser dada como concluída em outubro do mesmo ano.

Em abril de 1979 é apresentado o projeto da empreitada da obra de execução da 2.ª fase do pavilhão, elaborado pelo Fundo de Fomento do Desporto. O projeto viria a ser aprovado em julho de 1980.

Em novembro, seria autorizada a comparticipação da obra, através do Fundo de Desporto - que veio a totalizar 3.480.000$00, de um orçamento total de 5.800.000$00.

Mediante concurso limitado, a empreitada é adjudicada à firma Alcides da Silva Oliveira e Filho, Lda. em dezembro de 1980, dando-se início aos trabalhos da 2.ª fase de construção.

A obra seria provisoriamente entregue em julho de 1981.

Por sua vez, em janeiro de 1985 a Câmara Municipal de Avis alertava para as deficiências ao nível do piso, que tornavam perigosa a normal utilização do pavilhão e a sua cedência para a prática desportiva. Foram estas anomalias que levaram à recusa da receção definitiva da obra.

Este processo arrastar-se-ia até 1987, quando é sugerida a execução de obras de reparação ou substituição do piso - pese embora não seja possível compreender se as obras foram de facto efetuadas.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
1981
Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

O Pavilhão Gimnodesportivo contava inicialmente com uma área útil aproximada de 31x22 metros composta pela zona livre de jogo e pelas instalações de apoio.

A zona livre de jogo contava com uma área útil de 28x22 metros, permitindo a inscrição de um mini campo de andebol de 7, de um campo de basquetebol, de um campo de voley, ou de campos de badminton e minibasquete - podendo ainda a área ser utilizada para diferentes tipos de ginástica e atividade física. 

A instalações de apoio consistiam em: 2 balneários-vestiários com 5 chuveiros corridos e um individual cada; 2 vestiários para professores; 1 arrecadação de material; 2 instalações sanitárias; e 2 pequenas dependências para instalação de gás e aquecimento de água.

Contava ainda com uma galeria para público, acedida através de uma escada exterior em caracol, com capacidade para 200 pessoas. 

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Ubicación
Morada
Rua Luís de Camões 2
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Propietario
Usuario

Materiales y Tecnologías

Estrutura
BetãoMateriales Construción
Construción
Albañilería de LadrilloMateriales Construción
Tijolo maciçoMateriales Construción
Tijolo furadoMateriales Construción
Acabado y Decoración
TijoleiraMateriales Construción

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2025) Pavilhão Municipal, Avis. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/15823/pavilhao-municipal-avis

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).