Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Pavilhão Gimnodesportivo, Miranda do Douro

Na primeira metade da década de 1970, começou-se a conceber, na Câmara Municipal de Miranda do Douro, um plano para o desenvolvimento da cidade fora das muralhas, através da construção de habitação e equipamentos coletivos na chamada zona da Terronha. Entre estes, incluía-se um pavilhão gimnodesportivo, associado à escola preparatória, também a instalar na zona. Para a realização deste plano, no início de 1974, a Câmara solicitou um empréstimo de 1 000.000$00 para a aquisição do Bairro da Terronha.

Desconhece-se o processo de construção da primeira fase do Pavilhão Gimnodesportivo, que englobou a execução de quase todos os toscos. O documento mais antigo encontrado data de outubro de 1978, altura em que a Direção-Geral dos Desportos informou a Câmara Municipal de Miranda do Douro de que as obras de construção do Pavilhão tinham sido suspensas, porque a “estrutura tinha de previamente ser reforçada, segundo parecer do Laboratório Nacional de Engenharia Civil”. Apenas após estes trabalhos poderia ser promovido o concurso público para a execução da segunda fase da obra, que englobava os trabalhos de acabamento.

O edifício foi inaugurado a 20 de desembro de 1981.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Key moments (click below for details)

Conclusion Date
1981
Activities

Location

Community
Address
Travessa do Ciclo, Miranda do Douro
Former Distrito (PT)
BragançaFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

Documentation

Records & Readings 2

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo com base em diferentes fontes documentais e em legislação.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Pavilhão Gimnodesportivo, Miranda do Douro. Accessed on 21/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/1708/pavilhao-gimnodesportivo-miranda-do-douro

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).