Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Pavilhão Gimnodesportivo, Miranda do Douro

Na primeira metade da década de 1970, começou-se a conceber, na Câmara Municipal de Miranda do Douro, um plano para o desenvolvimento da cidade fora das muralhas, através da construção de habitação e equipamentos coletivos na chamada zona da Terronha. Entre estes, incluía-se um pavilhão gimnodesportivo, associado à escola preparatória, também a instalar na zona. Para a realização deste plano, no início de 1974, a Câmara solicitou um empréstimo de 1 000.000$00 para a aquisição do Bairro da Terronha.

Desconhece-se o processo de construção da primeira fase do Pavilhão Gimnodesportivo, que englobou a execução de quase todos os toscos. O documento mais antigo encontrado data de outubro de 1978, altura em que a Direção-Geral dos Desportos informou a Câmara Municipal de Miranda do Douro de que as obras de construção do Pavilhão tinham sido suspensas, porque a “estrutura tinha de previamente ser reforçada, segundo parecer do Laboratório Nacional de Engenharia Civil”. Apenas após estes trabalhos poderia ser promovido o concurso público para a execução da segunda fase da obra, que englobava os trabalhos de acabamento.

O edifício foi inaugurado a 20 de desembro de 1981.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
1981
Comunidad

Ubicación

Morada
Travessa do Ciclo, Miranda do Douro
Distrito Histórico (PT)
BragançaDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Uso Inicial

CronologÍa de Actividades

Actividades

Documentación

Documentos 2

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo com base em diferentes fontes documentais e em legislação.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Pavilhão Gimnodesportivo, Miranda do Douro. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/1708/pavilhao-gimnodesportivo-miranda-do-douro

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).