Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Pavilhão dos Desportos, SinesPavilhão Gimnodesportivo, Sines

Em 1976, numa iniciativa conjunta das Comissões Administrativa e Desportiva Municipais, do Clube Vasco da Gama e do Gabinete da Área de Sines, foi encomendado o estudo de um "ginásio polivalente para a prática de ginástica, basquetebol, voleibol, 'badminton', etc.". Este equipamento foi pensado para colmatar as carências da escola que o flanqueia, mas "não teria uma caracter estritamente escolar, [servindo] toda a população da Vila de Sines, nomeadamente as associações desportivas"

Desde a década de 1970 que o Gabinete da Área de Sines e Câmara Municipal estudavam um anteprojecto para o Parque Desportivo Municipal no terreno compreendido entre a antiga Escola Primária e a Rua da Floresta, posteriormente ocupado em parte pela Escola Básica Vasco da Gama. Este pavilhão gimnodesportivo surge como parte integrante desse complexo.

Apenas o campo de jogos do Estádio Municipal e parte das respetivas bancadas foram concluídos de acordo com esse anteprojecto. Foram, no entanto, estudadas então outras valências para o Parque, que incluíam piscinas, pista de atletismo e campos de jogos para outras modalidades: o pavilhão veio dar resposta a esta última necessidade.

Sujeito a constrangimentos no financiamento, o projeto esmoreceu a partir de 1978 sendo retomado em1981, quando foi estudada uma nova versão deste, ampliada relativamente ao inicialmente proposto. Ainda no mesmo ano de 1981, foi adjudicada a empreitada de construção à firma Quintela, Projectos e Construções, com base no projeto revisto, sendo o pavilhão inaugurado em 1986.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

Este pavilhão situa-se na margem do complexo desportivo do Estádio Municipal Vasco da Gama, das escolas primárias e do edifício do centro de atividades de tempos livres "A Gaivota". 

O edifício consiste em dois pavilhões perpendiculares de diferentes dimensões, perpendiculares entre si e articulados por um corpo de acessos e balneários. Segundo documentação, a obra decorreu em duas fases cronologicamente muito próximas, ainda assim é notável a coesão entre estes volumes de usos diferenciados, por exemplo, na continuação do embasamento do volume de articulação para o grande pavilhão, ainda que a fenestração nos pisos superiores (possivelmente espaços administrativos ) corresponda a uma escala entre pisos diferente da das grandes naves desportivas.

O edifício, atingindo grandes dimensões no seu conjunto, é ritmado por uma sequência de pilares pré-fabricados em betão interpostos por panos brancos rebocados limitados verticalmente por duas bandas de janelas, assentes num embasamento de tijolo cerâmico aparente e rematados (no topo) por uma viga sobressaliente nas extremidades do volume onde parece ser feita a recolha das águas pluviais.

A cobertura do pavilhão maior terá sido alvo de obras de requalificação entre 2009 e 2014 substituindo o anterior telhado em fibrocimento, por materiais mais recentes e, certamente, mais salubres.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Location
Address
Estrada da Costa do Norte, Sines
Former Distrito (PT)
SetúbalFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
CosteiroContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi coligida por Leandro Arez, em setembro de 2024, com base em fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Pavilhão dos Desportos, Sines. Accessed on 21/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/1723/pavilhao-dos-desportos-sines

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).