Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Bairro da Sé, BragançaBairro de Casas para Famílias Pobres da Sé, Bragança

O Bairro da Sé, em Bragança, foi construído por iniciativa da Santa Casa da Misericórdia dessa cidade, tendo recebido apoio financeiro do Comissariado do Desemprego e do Ministério das Obras Públicas.

O processo que levou à construção de “20 casas para famílias pobres” foi iniciado antes de novembro de 1946, altura em que a Direção-Geral dos Serviços de Urbanização (DGSU), através da sua Direção de Urbanização de Bragança, se procurava informar sobre localizações apropriadas para a sua implantação junto do arquiteto urbanista de Bragança. O terreno escolhido no início de 1947 era propriedade ao Ministério da Guerra, sendo a sua cedência solicitada pelo Governo Civil de Bragança. A resposta definitiva do Ministério veio apenas em fevereiro de 1948, recusando a cedência do terreno por se encarar a “necessidade de ali virem a ser construídas moradias para oficiais e ainda não ser desejável a vizinhança dos bairros de pobres”. No seguimento desta recusa, o terreno foi rapidamente alterado para uma parcela próxima da originalmente selecionada.

Entretanto, em junho de 1947, um subsídio de 200.000$00 (a conceder em partes iguais pelo orçamento do Comissariado do Desemprego e pelo orçamento do Ministério das Obras Públicas) já havia sido autorizado para a construção de “8 casas tipo A (2 quartos), 8 casas tipo B (3 quartos) e 4 casas tipo C (4 quartos num piso)”. Na proposta de comparticipação elaborada pela DGSU, referia-se que as 20 habitações a construir comportariam uma população de 106 pessoas.

Em julho de 1948, a empreitada de construção foi adjudicada pela importância de 589.800$00 e, em outubro do mesmo ano, iniciaram-se os trabalhos. Estes prolongaram-se até à década de 50, sendo, em setembro de 1950, concedida uma comparticipação à Câmara Municipal de Bragança, pelo Fundo de Desemprego, para a obra de “Urbanização do Bairro de Casas para as Classes Pobres em Bragança”.

Desconhece-se a data de entrada em funcionamento do bairro. Este consta do anexo ao Boletim do Ministério das Obras Públicas, designado “Obras Públicas Concluídas em 1952”, assim como da lista de “Melhoramentos a Inaugurar no Período de 27 de abril a 28 de maio” de 1954, elaborada pelo Ministério das Obras Públicas.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Conclusion Date
1954
Community

Location

Address
Rua Rainha Santa Isabel, Rua Emídio Garcia
Former Distrito (PT)
BragançaFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work
Original Use

Chronology of Activities

Activities 2

Forum

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Bairro da Sé, Bragança. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/1812/bairro-da-se-braganca

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).