Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Bairro da Sé, BragançaBairro de Casas para Famílias Pobres da Sé, Bragança

O Bairro da Sé, em Bragança, foi construído por iniciativa da Santa Casa da Misericórdia dessa cidade, tendo recebido apoio financeiro do Comissariado do Desemprego e do Ministério das Obras Públicas.

O processo que levou à construção de “20 casas para famílias pobres” foi iniciado antes de novembro de 1946, altura em que a Direção-Geral dos Serviços de Urbanização (DGSU), através da sua Direção de Urbanização de Bragança, se procurava informar sobre localizações apropriadas para a sua implantação junto do arquiteto urbanista de Bragança. O terreno escolhido no início de 1947 era propriedade ao Ministério da Guerra, sendo a sua cedência solicitada pelo Governo Civil de Bragança. A resposta definitiva do Ministério veio apenas em fevereiro de 1948, recusando a cedência do terreno por se encarar a “necessidade de ali virem a ser construídas moradias para oficiais e ainda não ser desejável a vizinhança dos bairros de pobres”. No seguimento desta recusa, o terreno foi rapidamente alterado para uma parcela próxima da originalmente selecionada.

Entretanto, em junho de 1947, um subsídio de 200.000$00 (a conceder em partes iguais pelo orçamento do Comissariado do Desemprego e pelo orçamento do Ministério das Obras Públicas) já havia sido autorizado para a construção de “8 casas tipo A (2 quartos), 8 casas tipo B (3 quartos) e 4 casas tipo C (4 quartos num piso)”. Na proposta de comparticipação elaborada pela DGSU, referia-se que as 20 habitações a construir comportariam uma população de 106 pessoas.

Em julho de 1948, a empreitada de construção foi adjudicada pela importância de 589.800$00 e, em outubro do mesmo ano, iniciaram-se os trabalhos. Estes prolongaram-se até à década de 50, sendo, em setembro de 1950, concedida uma comparticipação à Câmara Municipal de Bragança, pelo Fundo de Desemprego, para a obra de “Urbanização do Bairro de Casas para as Classes Pobres em Bragança”.

Desconhece-se a data de entrada em funcionamento do bairro. Este consta do anexo ao Boletim do Ministério das Obras Públicas, designado “Obras Públicas Concluídas em 1952”, assim como da lista de “Melhoramentos a Inaugurar no Período de 27 de abril a 28 de maio” de 1954, elaborada pelo Ministério das Obras Públicas.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Fecha de Conclusión
1954
Actividades 2

Ubicación

Comunidad
Morada
Rua Rainha Santa Isabel, Rua Emídio Garcia
Distrito Histórico (PT)
BragançaDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

Fórum

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Bairro da Sé, Bragança. Accedido en 21/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/1812/bairro-da-se-braganca

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).