Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Bairro da Santa Casa da Misericórdia de Borba

Este bairro, localizado numa área denominada Rossio de Baixo, foi promovido a partir de 1962 pela Santa Casa da Misericórdia de Borba (SCMB), em articulação com a Câmara Municipal de Borba (CMB) e seguindo as diretrizes do Anteplano de Urbanização da cidade. O terreno onde o bairro foi construído foi permutado entre a CMB e a SCMB. Para além da provisão de habitação de renda económica, o objetivo do empreendimento era também a aplicação dos rendimentos provenientes das pedreiras de mármore da Herdade do Mouro, propriedade da SCMB.

Inicialmente, era ideia da SCMB a construção de 100 moradias, com rendas de vários escalões. O projeto inicial do bairro foi elaborado em 1965 pelo Gabinete de Estudos de Habitação (GEH) da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização (DGSU). A construção do bairro seguiu, no entanto, projetos elaborados em 1970-1971 pelo Fundo de Fomento da Habitação (FFH). Previa-se a construção de um total de 132 moradias, mas apenas foi realizada a primeira fase (44 moradias), iniciada em 1972. Nesse mesmo ano foi elaborado, pela CMB, o projeto de construção dos arruamentos do bairro.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Conclusion Date
post. 1972

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Former Distrito (PT)
ÉvoraFormer Distrito (PT)

Status & Uses

Original Use

A informação constante desta página foi redigida por João Cardim, em fevereiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Bairro da Santa Casa da Misericórdia de Borba. Accessed on 23/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/18123/bairro-da-santa-casa-da-misericordia-de-borba

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).