Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Bairro do Património dos Pobres, Bragança

Em setembro de 1959 encontrava-se já iniciado o processo que levaria à construção, pela Conferência de S. Vicente de Paulo da Freguesia da Sé de Bragança, de 4 casas em regime de “Património dos Pobres”, de acordo com projeto-tipo MU/20 da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização, num terreno próximo das instalações da Junta Nacional das Frutas. No entanto, quando, em julho de 1957, a Conferência solicitou a concessão de um subsídio ao Ministro das Obras Públicas, este dizia respeito a apenas 2 edificações geminadas. Solicitava-se a quantia de 5.000$00 por fogo, totalizando 10.000$00. Os restantes 35.000$00 do orçamento então estimado seriam oriundos de fundos angariados pela Conferência. Esta comparticipação, a conceder pelo Fundo de Desemprego, foi autorizada em novembro do mesmo ano.

Os trabalhos de construção foram iniciados oficialmente em outubro de 1957, embora ainda sem se encontrar aprovado o estudo de implantação. Em dezembro do mesmo ano, um relatório de visita de fiscalização à obra, elaborado pela Direção de Urbanização de Bragança (DUB), relatava que as casas já se encontravam concluídas.

Em fevereiro de 1959, a Conferência de S. Vicente de Paulo voltou a solicitar um subsídio para a construção de 2 fogos, numa quantia de 10.000$00 relativa ao orçamento total de 67.400$00. No entanto, em junho do ano seguinte, antes da aprovação e processamento de qualquer comparticipação, a Conferência informou a DUB de que as casas já se encontravam concluídas. Em resposta, a DUB indicou que ”o subsídio de Esc. 10.000$00 previsto no Plano em vigor se destina a mais duas casas a construir sob a orientação e fiscalização destes Serviços, não podendo, por conseguinte, serem consideradas as habitações levadas a efeito sem tal intervenção”. Após visita de fiscalização à obra, em outubro do mesmo ano, a DUB volta a referir não ser possível dar “garantias seguras sobre a eficiência da construção, uma vez que a obra decorreu totalmente sem a orientação e fiscalização dos Serviços”. Ainda assim, no mesmo mês, foi autorizada a aplicação do subsídio nas duas casas construídas.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Conclusion Date
1962
Community

Location

Former Distrito (PT)
BragançaFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

Chronology of Activities

Activities

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Bairro do Património dos Pobres, Bragança. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/1828/bairro-do-patrimonio-dos-pobres-braganca

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).