Bairro da Cooperativa de Habitação Económica Popular, Campo Maior
O Bairro da Cooperativa de Habitação Económica e Popular de Campo Maior foi promovido pela Câmara Municipal de Campo Maior e pela Cooperativa homónima, com vista à habitação dos associados da respetiva cooperativa.
Tanto quanto a documentação analisada permite compreender, o processo de infraestruturação do bairro ter-se-á iniciado em janeiro de 1977 - data em que é aberto o processo provisório junto da Direção Geral dos Serviços de Urbanização, com vista à comparticipação da obra pelo Estado.
Em junho de 1979 a empreitada de infraestruturação já teria sido iniciada, com um projeto de infraestruturas elaborado pelo Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Portalegre - ao passo que o projeto de instalações elétricas foi elaborado pela Federeção dos Municípios de Évora e Portalegre. Nessa mesma data é dada conta do igual início dos trabalhos de construção de 125 moradias.
O projeto seria apenas aprovado em fevereiro de 1980.
Em outubro de 1980, 102 das 350 moradias previstas estaram já concluídas.
A 1.ª fase da empreitada de infraestruturação do bairro (correspondente aos arruamentos, águas e esgotos) seria adjudicada em junho de 1981 à firma Pedro Lopes e Antunes Lda. (posteriormente designada por Construtora Antunes - Obras Públicas e Construções, Lda), através de concurso público, pelo valor de 34.634.998$80.
A fase da empreitada correspondente às instalações elétricas seria, por sua vez, adjudicada em novembro de 1981 à firma Caiado, Lda. Leiria, pelo valor de 4.885.860$00.
Com um orçamento total de cerca de 49.650.000$00, a empreitada de infraestruturação teria uma comparticipação de cerca de 45.000.000$00 - através do Fundo de Desemprego e da Comissão Liquidatária do Fundo de Fomento da Habitação.
A obra seria entregue provisoriamente em janeiro de 1984, tendo sido verificadas diversas anomalias. A falta de resposta e execução por parte do empreiteiro, levou a Cooperativa a accionar a garantia prestada pelo Banco Português do Antlântico, em novembro de 1985, com vista à execução dos trabalhos em falta.
Em março de 1986 os trabalhos de correção das anomalias verificadas ainda não tinham sido executados, levando a Cooperativa a abrir novo concurso público para a execução da empreitada orçada em cerca de 2.660.000$00. Contudo, não temos dados que permitam averiguar a data da sua execução.
Analysis
O Bairro da Cooperativa de Habitação Económica Popular de Campo Maior compunha-se inicialmente por 350 fogos ocupados por moradias em banda de diversas tipologias.
Contava com 17 arruamentos para circulação automóvel e 9 arruamentos para circulação de peões.
Key moments (click below for details)
Location
Status & Uses
A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2025) Bairro da Cooperativa de Habitação Económica Popular, Campo Maior. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/19007/bairro-da-cooperativa-de-habitacao-economica-popular-campo-maior