Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Capela e Centro Paroquial de Tramaga, Ponte de Sor

O Centro Paroquial de Tramaga foi construído por iniciativa da Comissão Fabriqueira da Paróquia de Tramaga dado o elevado desenvolvimento da povoação e a necessidade de um local para oração - já que a tendência para o Protestantismo verificada era apontada pela falta de um espaço digno ao culto religioso católico.

Assim, em dezembro de 1969 o Prior da Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Tramaga, em Ponte de Sor, solicita a comparticipação do Estado para a realização de uma capela e centro paroquial, apresentando o projeto para obra.

O projeto, elaborado pelo Arq. António Flores Ribeiro, através do Secretariado das Novas Igrejas do Patriarcado, só viria a ser aprovado em dezembro de 1975, com um orçamento total de 2.600.000$00.

Apenas em outubro de 1979 seria autorizada pelo Ministério das Obras Públicas uma comparticipação no valor de 1.032.000$00. Em novembro desse mesmo ano, uma nova comparticipação seria autorizada e elevaria o valor total do apoio para 1.500.000$00.

A obra seria executada em regime de adminsitração direta pela Comissão Fabriqueira e os trabalho iniciar-se-iam a 13.12.1979.

Os trabalhos viriam a ser concluídos a 19.04.1981 - sendo a obra definitivamente entregue apenas em janeiro de 1986.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1981
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O programa do Centro Paroquial e Capela da Tramaga era definido exatamente por estes dois elementos.

O espaço da Capela tinha autonomia do centro paroquial, pese embora a esse estivesse interligado através de um espaço polivalente destinado a funcões socioculturais e religiosas - tais como conferências, catequese, sessões de cinema e pavilhão gimnodesportivo.

Esta característica condicionou a forma do santuário e do altar do sacrifício, de forma a permitir que o celebrante pudesse oficiar voltado quer no sentido axial da capela, quer de frente para o maior grupo da assembleia instalada no salão - nas ocasiões em que este espaço polivalente funcionasse como prolongamento do espaço sagrado.

A zona sacra era completada por uma pequena sacristia e uma arrecadação.

O espaço do Centro Paroquial dispunha de: salão para cerca de 110 pessoas sentadas; gabinete; instalações sanitárias; pequeno bar; e arrecadação.

A torre sineira localiza-se no ponto de ligação entre os dois corpos. O acesso à torre seria feito no primeiro tramo através de uma escada amovível e alçapão no teto, admitindo não fosse feito com frequência e permitindo assim melhor aproveitar o espaço disponível.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Hamlet
Tramaga
Address
Avenida 11 de julho
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
PeriurbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Organization ˃ Religious CultFunctional Typology
Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Capela e Centro Paroquial de Tramaga, Ponte de Sor. Accessed on 23/02/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/19900/capela-e-centro-paroquial-de-tramaga-ponte-de-sor

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).