Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Capela e Centro Paroquial de Tramaga, Ponte de Sor

O Centro Paroquial de Tramaga foi construído por iniciativa da Comissão Fabriqueira da Paróquia de Tramaga dado o elevado desenvolvimento da povoação e a necessidade de um local para oração - já que a tendência para o Protestantismo verificada era apontada pela falta de um espaço digno ao culto religioso católico.

Assim, em dezembro de 1969 o Prior da Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Tramaga, em Ponte de Sor, solicita a comparticipação do Estado para a realização de uma capela e centro paroquial, apresentando o projeto para obra.

O projeto, elaborado pelo Arq. António Flores Ribeiro, através do Secretariado das Novas Igrejas do Patriarcado, só viria a ser aprovado em dezembro de 1975, com um orçamento total de 2.600.000$00.

Apenas em outubro de 1979 seria autorizada pelo Ministério das Obras Públicas uma comparticipação no valor de 1.032.000$00. Em novembro desse mesmo ano, uma nova comparticipação seria autorizada e elevaria o valor total do apoio para 1.500.000$00.

A obra seria executada em regime de adminsitração direta pela Comissão Fabriqueira e os trabalho iniciar-se-iam a 13.12.1979.

Os trabalhos viriam a ser concluídos a 19.04.1981 - sendo a obra definitivamente entregue apenas em janeiro de 1986.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
1981
Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

O programa do Centro Paroquial e Capela da Tramaga era definido exatamente por estes dois elementos.

O espaço da Capela tinha autonomia do centro paroquial, pese embora a esse estivesse interligado através de um espaço polivalente destinado a funcões socioculturais e religiosas - tais como conferências, catequese, sessões de cinema e pavilhão gimnodesportivo.

Esta característica condicionou a forma do santuário e do altar do sacrifício, de forma a permitir que o celebrante pudesse oficiar voltado quer no sentido axial da capela, quer de frente para o maior grupo da assembleia instalada no salão - nas ocasiões em que este espaço polivalente funcionasse como prolongamento do espaço sagrado.

A zona sacra era completada por uma pequena sacristia e uma arrecadação.

O espaço do Centro Paroquial dispunha de: salão para cerca de 110 pessoas sentadas; gabinete; instalações sanitárias; pequeno bar; e arrecadação.

A torre sineira localiza-se no ponto de ligação entre os dois corpos. O acesso à torre seria feito no primeiro tramo através de uma escada amovível e alçapão no teto, admitindo não fosse feito com frequência e permitindo assim melhor aproveitar o espaço disponível.

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Sitio
Tramaga
Morada
Avenida 11 de julho
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
PeriurbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2025) Capela e Centro Paroquial de Tramaga, Ponte de Sor. Accedido en 23/02/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/19900/capela-e-centro-paroquial-de-tramaga-ponte-de-sor

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).