Edifício da Casa do Povo de Sanfins do Douro, Alijó
A entidade Casa do Povo de Sanfins do Douro foi constituída em 24 de Agosto de 1937, abrangendo a área da freguesia homónima. Conforme descrito num relatório de inspeção à Casa do Povo de 21 de setembro de 1954, até a construção da sede própria, cujo processo se iniciou em 1956, a Casa do Povo estava instalada "num primeiro andar pelo qual paga renda mensal", contando com "4 divisões assim distribuídas: serviços de secretaria, consultório médico e duas divisões, presentemente, sem serventia."
Em 1951, a Casa do Povo de Sanfins do Douro adquiriu um terreno destinado à edificação da sede e à construção de um pavilhão para infantário e asilo de velhos. No mesmo relatório de 1954, o subinspetor António dos Santos sugeria que a Junta Central providenciasse no sentido de incluir no novo plano de obras a construção do edifício sede: “Seria este um meio ideal de mostrar aos indivíduos à organização corporativa existentes na localidade que o Estado Novo está sempre pronto a satisfazer as aspirações dos trabalhadores rurais."
Entre 1956 e 1960, a Direção da Casa do Povo de Sanfins do Douro recebeu uma comparticipação pelo Fundo de Desemprego, várias vezes reforçada, destinada à obra de “Construção da Casa do Povo de Sanfins do Douro”. Este financiamento, que se contabiliza num total de 137.700$00, estava abrangido pelo Decreto-Lei 21.669 de 19 de setembro de 1932, tendo sido atribuído à obra o número de processo VR-69.
Key moments (click below for details)
Location
Status & Uses
Documentation
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, fruto da investigação de Diego Beja Inglez de Souza e Catarina Ruivo com base em diferentes fontes documentais, bibliográficas e legislativas.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Casa do Povo de Sanfins do Douro, Alijó. Accessed on 21/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/2023/edificio-da-casa-do-povo-de-sanfins-do-douro-alijo