Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Lavadouro, Sanitários e Balneários Públicos do Bairro da Vila Nova, Portalegre

O conjunto dos sanitários e balneários e do antigo lavadouro públicos no antigo Bairro da Vila Nova terá sido construído por iniciativa da Câmara Municipal de Portalegre, com o intutito de solucionar as precárias condições de higiene e limpeza do bairro - que contaria com cerca de 200 habitantes. 

Tanto quanto a documentação permite compreender, o processo de construção deste equipamento ter-se-á iniciado em 1966 com a formalização do pedido de apoio financeiro ao Estado para a execução da obra.

Assim, em setembro de 1969 o Ministério das Obras Públicas concederia à Câmara Municipal de Portalegre uma comparticipação no valor de 55.600$00, através do Fundo de Desemprego, para a construção deste conjunto de equipamentos - orçados em 139.000$00.

A obra terá sido executada em regime de administração direta, pela própria Câmara Municipal de Portalegre, e os trabalhos ter-se-ão iniciado em janeiro de 1970. De acordo com o processo administrativo da obra, crê-se que a construção do lavadouro público tivesse sido concluída em maio desse mesmo ano.

Os sanitários-balenários só viriam a ser projetados pelo Arq. Jaime Dias de Azevedo em novembro de 1975, tendo os trabalhos sido inicidos em janeiro de 1976 e contado com uma comparticipação total do Estado no valor de 150.000$00.

Em 2020, o espaço do antigo lavadouro encontrava-se a funcionar como oficina da freguesia.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
post. 1976
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

Os sanitários-balneários previam a utilização de ambos os sexos, contando com instalações sanitárias e balneários para o sexo masculino e feminino. Ambas dispunham apenas de uma retrete, zona de duche e lavatório, ainda que as instalações sanitárias masculinas apresentassem também 3 urinóis. 

Apresentavam ainda uma divisão de apoio destinada ao sistema de aquecimento de água e arrecadação de material de limpeza.

Arquitetonicamente, o edifício caracteriza-se pela sobriedade e pelas fachadas marcadas pela utilização da pedra e pelo jogo de planos. 

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Rua Miguel Bombarda
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

Materials & Technologies

Finishes and Decoration
PedraBuilding Materials
MadeiraBuilding Materials

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Lavadouro, Sanitários e Balneários Públicos do Bairro da Vila Nova, Portalegre. Accessed on 23/02/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/20532/lavadouro-sanitarios-e-balnearios-publicos-do-bairro-da-vila-nova-portalegre

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).