Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Lavadouro, Sanitários e Balneários Públicos do Bairro da Vila Nova, Portalegre

O conjunto dos sanitários e balneários e do antigo lavadouro públicos no antigo Bairro da Vila Nova terá sido construído por iniciativa da Câmara Municipal de Portalegre, com o intutito de solucionar as precárias condições de higiene e limpeza do bairro - que contaria com cerca de 200 habitantes. 

Tanto quanto a documentação permite compreender, o processo de construção deste equipamento ter-se-á iniciado em 1966 com a formalização do pedido de apoio financeiro ao Estado para a execução da obra.

Assim, em setembro de 1969 o Ministério das Obras Públicas concederia à Câmara Municipal de Portalegre uma comparticipação no valor de 55.600$00, através do Fundo de Desemprego, para a construção deste conjunto de equipamentos - orçados em 139.000$00.

A obra terá sido executada em regime de administração direta, pela própria Câmara Municipal de Portalegre, e os trabalhos ter-se-ão iniciado em janeiro de 1970. De acordo com o processo administrativo da obra, crê-se que a construção do lavadouro público tivesse sido concluída em maio desse mesmo ano.

Os sanitários-balenários só viriam a ser projetados pelo Arq. Jaime Dias de Azevedo em novembro de 1975, tendo os trabalhos sido inicidos em janeiro de 1976 e contado com uma comparticipação total do Estado no valor de 150.000$00.

Em 2020, o espaço do antigo lavadouro encontrava-se a funcionar como oficina da freguesia.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
post. 1976
Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

Os sanitários-balneários previam a utilização de ambos os sexos, contando com instalações sanitárias e balneários para o sexo masculino e feminino. Ambas dispunham apenas de uma retrete, zona de duche e lavatório, ainda que as instalações sanitárias masculinas apresentassem também 3 urinóis. 

Apresentavam ainda uma divisão de apoio destinada ao sistema de aquecimento de água e arrecadação de material de limpeza.

Arquitetonicamente, o edifício caracteriza-se pela sobriedade e pelas fachadas marcadas pela utilização da pedra e pelo jogo de planos. 

Asunto

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Morada
Rua Miguel Bombarda
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

Materiales y Tecnologías

Acabado y Decoración
PiedraMateriales Construción
MadeiraMateriales Construción

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2025) Lavadouro, Sanitários e Balneários Públicos do Bairro da Vila Nova, Portalegre. Accedido en 22/02/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/20532/lavadouro-sanitarios-e-balnearios-publicos-do-bairro-da-vila-nova-portalegre

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).