Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Casa Social, AljustrelDispensário do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos, B. C. G. e Prevenção da Silicose, AljustrelDispensário Dr. Covas de Lima, AljustrelDispensário Anti-Silicótico, AljustrelDispensário da Mina, Aljustrel

A exploração mineira em Aljustrel conta já com vários séculos de história. Por sua vez, a construção de dispensários dirigidos à luta antituberculosa remonta à criação da própria Assistência Nacional aos Tuberculosos, no início do século XX.

Na rede antituberculosa, o dispensário é uma “peça fundamental” (Diário das Sessões da Assembleia Nacional. 53 – 1950.04.29), principalmente, por ser o mais periférico ponto do sistema, que faz o contacto próximo à população. O seu papel fixa-se, não só no tratamento, mas principalmente na prevenção, vigilância e divulgação direta dos princípios higiénico-sanitários.

Fica, então, a cargo da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (D.G.E.M.N.) a construção de um dispensário com B.C.G. e prevenção da silicose.

O Dispensário Dr. Covas de Lima – nome do diretor do Dispensário de Beja – previa a instalação do dispensário antituberculose, centro B.C.G. e instalações para a prevenção da silicose, doença com grande incidência nos trabalhadores das minas.

O terreno para implantação do dispensário é doado pela Mines d’Aljustrel, sociedade belga exploradora das minas desde 1895.

Em abril de 1971, a Direção dos Serviços de Construção da D.G.E.M.N. entrega a obra do Dispensário de Aljustrel à Direção-Geral da Fazenda Pública e ao I.A.N.T.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1971
Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

Este edifício destaca-se dos demais dispensários do I.A.N.T.  por abranger, também, o cuidado a outras doenças pulmonares como a silicose, decorrente dos trabalhos nas minas.

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O edifício encontra-se numa zona urbana de transição em Aljustrel, tendo sido adaptado a partir de uma construção existente, o Dispensário do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos, dedicado também à "Prevenção da Silicose", conforme inscrição destacada na fachada principal. Atualmente, o edifício em questão alberga a designada "Casa Social", a qual desempenha um conjunto diversificado de funções de caráter público e social.

O edifício exibe uma configuração alongada, com uma planta retangular, e apresenta-se horizontalmente alinhado com a via frontal. O volume único e alongado, com cobertura de duas águas revestida a telha cerâmica, integra-se na paisagem urbana, mantendo uma escala e linguagem arquitetónica coerentes com o contexto envolvente.

O edifício está assente num embasamento ligeiramente rebaixado, parcialmente oculto por uma grelha metálica que assinala intervenções recentes. A fachada é caraterizada pelo ritmo das janelas, que reforçam a homogeneidade da composição. Destaca-se, ainda, o uso pontual de revestimento em pedra junto às entradas, elemento que possibilita uma subtil distinção hierárquica dos acessos.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Avenida dos Algares 241
Former Distrito (PT)
BejaFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work
Other Uses

A informação desta página foi redigida por Joana Nunes em 2025, a partir de diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Joana Nunes for Arquitectura Aqui (2025) Casa Social, Aljustrel. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/21198/casa-social-aljustrel

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).