Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Casa Social, AljustrelDispensário do Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos, B. C. G. e Prevenção da Silicose, AljustrelDispensário Dr. Covas de Lima, AljustrelDispensário Anti-Silicótico, AljustrelDispensário da Mina, Aljustrel

A exploração mineira em Aljustrel conta já com vários séculos de história. Por sua vez, a construção de dispensários dirigidos à luta antituberculosa remonta à criação da própria Assistência Nacional aos Tuberculosos, no início do século XX.

Na rede antituberculosa, o dispensário é uma “peça fundamental” (Diário das Sessões da Assembleia Nacional. 53 – 1950.04.29), principalmente, por ser o mais periférico ponto do sistema, que faz o contacto próximo à população. O seu papel fixa-se, não só no tratamento, mas principalmente na prevenção, vigilância e divulgação direta dos princípios higiénico-sanitários.

Fica, então, a cargo da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (D.G.E.M.N.) a construção de um dispensário com B.C.G. e prevenção da silicose.

O Dispensário Dr. Covas de Lima – nome do diretor do Dispensário de Beja – previa a instalação do dispensário antituberculose, centro B.C.G. e instalações para a prevenção da silicose, doença com grande incidência nos trabalhadores das minas.

O terreno para implantação do dispensário é doado pela Mines d’Aljustrel, sociedade belga exploradora das minas desde 1895.

Em abril de 1971, a Direção dos Serviços de Construção da D.G.E.M.N. entrega a obra do Dispensário de Aljustrel à Direção-Geral da Fazenda Pública e ao I.A.N.T.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
1971
Comunidad

Ubicación

Morada
Avenida dos Algares 241
Distrito Histórico (PT)
BejaDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Uso Inicial
Otros Usos

CronologÍa de Actividades

Actividades

Descripción Breve

Importancia, Particularidades, Similaridades, Posición Relativa (Geografía y Cronologia)

Este edifício destaca-se dos demais dispensários do I.A.N.T.  por abranger, também, o cuidado a outras doenças pulmonares como a silicose, decorrente dos trabalhos nas minas.

A informação constante desta página foi redigida por Joana Nunes, em março de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. 

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Casa Social, Aljustrel. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/21198/casa-social-aljustrel

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).