Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício da Segurança Social e Universidade Sénior, Figueiró dos VinhosEscola Primária Feminina e Cantina, Figueiró dos Vinhos

O edifício onde hoje funciona a Segurança Social e a Universidade Senior de Figueiró dos Vinhos foi foi construído para servir como escola feminina de 4 salas e cantina para 8 salas, na medida em que deveria para atender também a escola masculina construída nas proximidades no final dos anos 1930. O projeto, elaborado pelo arquiteto António Serra e Moura entre 1960 e 1964, distinguia-se dos projetos tipos na medida em que incorporava  "algumas dependências além do normal (Biblioteca e Delegação escolar)".  Os atrasos no desenvolvimento do projeto, reconhecidos pelo próprio arquiteto, deram ensejo a uma série de ultimatos e ameaças de entregar o trabalho a outro profissional. Uma vez entregue o projeto completo, a Comissão de Revisão da Direção dos Serviços de Construção da DGEMN elaborou parecer recomendando a aprovação superior do projeto em 16 de Janeiro de 1964. No dia 7 de Agosto de 1964, a empreitada é colocada a concurso, vencido pela ANFA-Construções LTDA, com sede em Tomar, pelo valor de 744.890$00. Em Março de 1966, a obra encontrava-se em "adiantado estado de construção" e previa-se que seria inaugurada em 1º de Outubro de 1966, durante as comemorações do "40° ano da Revolução Nacional", o que acabou por não acontecer em função dos atrasos e dificuldades observados no decurso dos trabalhos. Depois de meses de atrasos acumulados, as obras estavam concluídas em 21 de Dezembro de 1967, de acordo com ofício do Presidente da CMFV a solicitar a entrega do mobiliário encomendado à empresa de Benjamim da Silva Queiroz. O Auto de Recepção provisória das Obras foi lavrado no dia 6 de Junho de 1968. No entanto, faltavam ainda as instalações elétricas e o equipamento da cantina, o que foi providenciado ao longo do ano de 1970.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Conclusion Date
1970
Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

Até 2015, segundo o Plano Diretor Municipal, o Serviço local da Segurança Social funcionou na sede da Casa do Povo, quando foi transferido para a antiga escola do 1º Ciclo.

De acordo com participantes do encontro “Histórias dos edifícios públicos de Figueiró dos Vinhos (1939-1985)”, realizado com a Universidade Sénior em outubro de 2023, a pré (pré-primária e até aos 3 anos) funcionou no rés-do-chão, assim como a cantina. 

Alguns dos participantes do encontro (2023), lembraram-se da escola que funcionou neste edifício:

- Aluna Sénior: Portanto, eu estou aqui a partir de 1981. Eu comecei aqui e dei aqui aulas. Dei aulas neste espaço. E no espaço onde funciona neste momento a Segurança Social. E o meu filho também teve aqui aulas com a professora, a professora Laurinda. E era aqui que nós tínhamos também as reuniões, não é?

- Investigadora: E como era esta sala?

- Aluna Sénior: Então, era assim. Era uma sala que tinha um quadro feito de xisto. As carteiras eram feitas de xisto […] Daquelas inclinadas, de madeira, inclinadas. E eles tinham fogão. Tinha uma sala, um fogão. Lá está o fogão.

Os filhos brincavam lá fora. O recreio para as crianças brincarem era no exterior. Há muitos anos, portanto. Há 15 anos atrás, dei aulas, portanto, na atual sala, onde funciona a Segurança Social. E os miúdos, portanto, tinham o recreio, portanto, no exterior, lá fora.

- Guida: E aqui em baixo, era o quê? Era o refeitório? Como é que era?

- Aluna Sénior: funcionou a cantina. Funcionou a cantina. Funcionou o escritório. Funcionou os tempos livres, aquelas crianças que não tinham logo o transporte, lá ficavam, lá em baixo, portanto, orientadas por uma funcionária.

- Investigadora: Crianças de outras aldeias?

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O edifício da Escola Primária e Cantina que hoje abriga a Segurança Social e a Universidade Sênior foi construído na atual Avenida José Malhôa, artéria resultante do Plano de Urbanização da vila, que previa a realização de vários equipamentos públicos ao longo desta via. Apesar deste plano não ter sido plenamente concretizado, durante o século XX, foram implantados nesta Avenida vários edifícios públicos e de uso coletivo como o jardim de infância, a Casa da Criança, o Tribunal de Justiça, a sede do Gabinete de Apoio Técnico sediado na vila, a sede da Filarmónica Figueiroense e a sede da Casa do Povo de Figueiró dos Vinhos.

Location

Community
Hamlet
Figueiró dos Vinhos
Address
Avenida José Malhoa
Former Distrito (PT)
LeiriaFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Education ˃ Primary SchoolFunctional Typology
Status
ConstruídoStatus of Work

Documentation

Records & Readings

Este edifício foi fotografado por Ricardo Agarez, Catarina Ruivo e Diego Souza durante uma visita de trabalho de campo a Figueiró dos Vinhos, em dezembro de 2022.

A informação constante desta página é fruto do trabalho de Diego Inglez de Souza e de Ivonne Herrera Pineda, e foi reunida através de fontes documentais e bibliográficas e dos diversos contributos e testemunhos que pudemos recolher em Figueiró dos Vinhos. Conta ainda com a preciosa informação partilhada pelos vários participantes do encontro “Histórias dos Edifícios Públicos de Figueiró dos Vinhos (1939-1985)”, realizado em outubro de 2023, com a colaboração da Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos, com a participação dos investigadores Ivonne Herrera Pineda e Diego Inglez de Souza.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Segurança Social e Universidade Sénior, Figueiró dos Vinhos. Accessed on 24/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/2142/edificio-da-seguranca-social-e-universidade-senior-figueiro-dos-vinhos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).