Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Edifício da Segurança Social e Universidade Sénior, Figueiró dos VinhosEscola Primária Feminina e Cantina, Figueiró dos Vinhos

O edifício onde hoje funciona a Segurança Social e a Universidade Senior de Figueiró dos Vinhos foi foi construído para servir como escola feminina de 4 salas e cantina para 8 salas, na medida em que deveria para atender também a escola masculina construída nas proximidades no final dos anos 1930. O projeto, elaborado pelo arquiteto António Serra e Moura entre 1960 e 1964, distinguia-se dos projetos tipos na medida em que incorporava  "algumas dependências além do normal (Biblioteca e Delegação escolar)".  Os atrasos no desenvolvimento do projeto, reconhecidos pelo próprio arquiteto, deram ensejo a uma série de ultimatos e ameaças de entregar o trabalho a outro profissional. Uma vez entregue o projeto completo, a Comissão de Revisão da Direção dos Serviços de Construção da DGEMN elaborou parecer recomendando a aprovação superior do projeto em 16 de Janeiro de 1964. No dia 7 de Agosto de 1964, a empreitada é colocada a concurso, vencido pela ANFA-Construções LTDA, com sede em Tomar, pelo valor de 744.890$00. Em Março de 1966, a obra encontrava-se em "adiantado estado de construção" e previa-se que seria inaugurada em 1º de Outubro de 1966, durante as comemorações do "40° ano da Revolução Nacional", o que acabou por não acontecer em função dos atrasos e dificuldades observados no decurso dos trabalhos. Depois de meses de atrasos acumulados, as obras estavam concluídas em 21 de Dezembro de 1967, de acordo com ofício do Presidente da CMFV a solicitar a entrega do mobiliário encomendado à empresa de Benjamim da Silva Queiroz. O Auto de Recepção provisória das Obras foi lavrado no dia 6 de Junho de 1968. No entanto, faltavam ainda as instalações elétricas e o equipamento da cantina, o que foi providenciado ao longo do ano de 1970.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Notas

Importancia, Particularidades, Similaridades, Posición Relativa (Geografía y Cronologia)

Até 2015, segundo o Plano Diretor Municipal, o Serviço local da Segurança Social funcionou na sede da Casa do Povo, quando foi transferido para a antiga escola do 1º Ciclo.

De acordo com participantes do encontro “Histórias dos edifícios públicos de Figueiró dos Vinhos (1939-1985)”, realizado com a Universidade Sénior em outubro de 2023, a pré (pré-primária e até aos 3 anos) funcionou no rés-do-chão, assim como a cantina. 

Alguns dos participantes do encontro (2023), lembraram-se da escola que funcionou neste edifício:

- Aluna Sénior: Portanto, eu estou aqui a partir de 1981. Eu comecei aqui e dei aqui aulas. Dei aulas neste espaço. E no espaço onde funciona neste momento a Segurança Social. E o meu filho também teve aqui aulas com a professora, a professora Laurinda. E era aqui que nós tínhamos também as reuniões, não é?

- Investigadora: E como era esta sala?

- Aluna Sénior: Então, era assim. Era uma sala que tinha um quadro feito de xisto. As carteiras eram feitas de xisto […] Daquelas inclinadas, de madeira, inclinadas. E eles tinham fogão. Tinha uma sala, um fogão. Lá está o fogão.

Os filhos brincavam lá fora. O recreio para as crianças brincarem era no exterior. Há muitos anos, portanto. Há 15 anos atrás, dei aulas, portanto, na atual sala, onde funciona a Segurança Social. E os miúdos, portanto, tinham o recreio, portanto, no exterior, lá fora.

- Guida: E aqui em baixo, era o quê? Era o refeitório? Como é que era?

- Aluna Sénior: funcionou a cantina. Funcionou a cantina. Funcionou o escritório. Funcionou os tempos livres, aquelas crianças que não tinham logo o transporte, lá ficavam, lá em baixo, portanto, orientadas por uma funcionária.

- Investigadora: Crianças de outras aldeias?

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

O edifício da Escola Primária e Cantina que hoje abriga a Segurança Social e a Universidade Sênior foi construído na atual Avenida José Malhôa, artéria resultante do Plano de Urbanização da vila, que previa a realização de vários equipamentos públicos ao longo desta via. Apesar deste plano não ter sido plenamente concretizado, durante o século XX, foram implantados nesta Avenida vários edifícios públicos e de uso coletivo como o jardim de infância, a Casa da Criança, o Tribunal de Justiça, a sede do Gabinete de Apoio Técnico sediado na vila, a sede da Filarmónica Figueiroense e a sede da Casa do Povo de Figueiró dos Vinhos.

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Fecha de Conclusión
1970

Ubicación

Comunidad
Sitio
Figueiró dos Vinhos
Morada
Avenida José Malhoa
Distrito Histórico (PT)
LeiriaDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

Documentación

Registros y Lecturas

Este edifício foi fotografado por Ricardo Agarez, Catarina Ruivo e Diego Souza durante uma visita de trabalho de campo a Figueiró dos Vinhos, em dezembro de 2022.

A informação constante desta página é fruto do trabalho de Diego Inglez de Souza e de Ivonne Herrera Pineda, e foi reunida através de fontes documentais e bibliográficas e dos diversos contributos e testemunhos que pudemos recolher em Figueiró dos Vinhos. Conta ainda com a preciosa informação partilhada pelos vários participantes do encontro “Histórias dos Edifícios Públicos de Figueiró dos Vinhos (1939-1985)”, realizado em outubro de 2023, com a colaboração da Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos, com a participação dos investigadores Ivonne Herrera Pineda e Diego Inglez de Souza.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Segurança Social e Universidade Sénior, Figueiró dos Vinhos. Accedido en 21/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/2142/edificio-da-seguranca-social-e-universidade-senior-figueiro-dos-vinhos

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).