Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Sede da Filarmónica Figueiroense, Figueiró dos Vinhos

Ainda que existisse há muitas décadas, os Estatutos da Sociedade Musical, Instrução e Recreio Figueiroense foram publicados no Diário da República em 9/8/1979, provavelmente como medida necessária para o processo de obtenção de comparticipação e construção da sua sede.

" A Sociedade - vulgo Filarmónica Figueiroense - que tem uma existência centenária, nunca possuiu Sede própria e, este facto, tem sido causa de graves crises da sua vivência, só superadas pelo grande esforço, espírito de sacrifício e dedicação dos seus executantes, dirigentes e reduzida massa associativa, além do apoio material, embora débil, da Câmara Municipal deste concelho. Nestes últimos tempos e durante cerca de 30 anos, esteve a Filarmónica instalada num pequeno edifício propriedade da Câmara Municipal. Sucede, entretanto, que este edifício foi recentemente demolido para no local e terreno anexo ser construído o Palácio da Justiça." (Exposição dos dirigentes da Sociedade Musical, Instrução e Recreio Figueiroense ao Ministro das Obras Públicas datado de 10/3/1980) 

O terreno na então "Avenida das Escolas" foi doado pela Câmara Municipal à Sociedade Musical, Instrução e Recreio Figueiroense em 27/11/1979.

O projeto de arquitetura da sede da Filarmónica Figueiroense foi elaborado pelo arquiteto João Paulo de Quental Nogueira Ferrão no âmbito do Gabinete de Apoio Técnico de Figueiró dos Vinhos.  A obra foi adjudicada à firma Julio Lopes, sediada em Pombal, pela Comissão constituída para o concurso em 23/11/1981, com prazo de 12 meses, a contar a partir de Março de 1982, posteriormente prorrogado. Em 2/8/1983, a obra é dada como concluída, de acordo com informação dos técnicos da  Direção do Equipamento de Leiria à DGERU. Depois da conclusão, em 1984, ainda são pedidas outras comparticipações para fazer face aos reajustes de preços e custos de obras a mais, alguns dos quais ligados à problemas de acústica na sala de ensaios da Filarmónica, o que deu origem à um novo projeto para corrigir os problemas, elaborado pela DSEPT do DGOT.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Conclusion Date
02/08/1983
Community

Location

Hamlet
Figueiró dos Vinhos
Address
Avenida José Malhoa
Former Distrito (PT)
LeiriaFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

Chronology of Activities

Activities

Brief Description

Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

"O projeto para a Sede da Filarmónica Figueiroense foi elaborado pelo GAT - Gabinete de Apoio Técnico de Figueiró dos Vinhos em 1979 e remodelado em 1981. Logo que executada a construção verificou-se que as condições acústicas do Salão de Ensaios são péssimas, o índice de reverberação inaceitável, o que deriva não só do não cumprimento da constante do projeto inicial, que previa 'um teto falso de material que permita boas condições acústicas´, como da forma da sala e constituição das paredes." (António Campos Machado, Direção de Serviços de Estudos e Planeamento Territorial em Informação de 4/12/1987) 

A obra de correção da acústica do Salão de Ensaios foi incluída no PIDDAC/89 e executada em regime de administração direta pela Sociedade comparticipante e executada pela firma do engenheiro Rui Manuel de Almeida e Silva.

Segundo os testemunhos recolhidos no evento “Histórias dos Edifícios Públicos de Figueiró dos Vinhos (1939-1985)”, no início e durante anos houve bastante participação na filarmónica, iam muitas pessoas e era uma instituição muito ativa. No entanto, depois a participação diminuiu.

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

A sede da  Filarmónica Figueiroense foi construída na atual Avenida José Malhôa, artéria resultante do Plano de Urbanização da vila, que previa a realização de vários equipamentos públicos ao longo desta via. Apesar deste plano não ter sido plenamente concretizado, durante o século XX, foram implantados nesta Avenida vários edifícios públicos e de uso coletivo como uma escola primária, um jardim de infância, a Casa da Criança, o Tribunal de Justiça, a sede do Gabinete de Apoio Técnico sediado na vila e a sede da Casa do Povo de Figueiró dos Vinhos.

Materials & Technologies

Structure
BetãoBuilding Materials

Documentation

Documents

A informação constante desta página foi coligida por Diego Inglez de Souza, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

A recolha e incorporação dos testemunhos orais foram elaboradas por Ivonne Herrera Pineda, com base no encontro “Histórias dos edifícios públicos de Figueiró dos Vinhos (1939-1985)”, realizado em outubro de 2023 na Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos. Este encontro foi realizado em conjunto com o investigador Diego Inglez de Souza.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Sede da Filarmónica Figueiroense, Figueiró dos Vinhos. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/2145/sede-da-filarmonica-figueiroense-figueiro-dos-vinhos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).