Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Sede da Filarmónica Figueiroense, Figueiró dos Vinhos

Ainda que existisse há muitas décadas, os Estatutos da Sociedade Musical, Instrução e Recreio Figueiroense foram publicados no Diário da República em 9/8/1979, provavelmente como medida necessária para o processo de obtenção de comparticipação e construção da sua sede.

" A Sociedade - vulgo Filarmónica Figueiroense - que tem uma existência centenária, nunca possuiu Sede própria e, este facto, tem sido causa de graves crises da sua vivência, só superadas pelo grande esforço, espírito de sacrifício e dedicação dos seus executantes, dirigentes e reduzida massa associativa, além do apoio material, embora débil, da Câmara Municipal deste concelho. Nestes últimos tempos e durante cerca de 30 anos, esteve a Filarmónica instalada num pequeno edifício propriedade da Câmara Municipal. Sucede, entretanto, que este edifício foi recentemente demolido para no local e terreno anexo ser construído o Palácio da Justiça." (Exposição dos dirigentes da Sociedade Musical, Instrução e Recreio Figueiroense ao Ministro das Obras Públicas datado de 10/3/1980) 

O terreno na então "Avenida das Escolas" foi doado pela Câmara Municipal à Sociedade Musical, Instrução e Recreio Figueiroense em 27/11/1979.

O projeto de arquitetura da sede da Filarmónica Figueiroense foi elaborado pelo arquiteto João Paulo de Quental Nogueira Ferrão no âmbito do Gabinete de Apoio Técnico de Figueiró dos Vinhos.  A obra foi adjudicada à firma Julio Lopes, sediada em Pombal, pela Comissão constituída para o concurso em 23/11/1981, com prazo de 12 meses, a contar a partir de Março de 1982, posteriormente prorrogado. Em 2/8/1983, a obra é dada como concluída, de acordo com informação dos técnicos da  Direção do Equipamento de Leiria à DGERU. Depois da conclusão, em 1984, ainda são pedidas outras comparticipações para fazer face aos reajustes de preços e custos de obras a mais, alguns dos quais ligados à problemas de acústica na sala de ensaios da Filarmónica, o que deu origem à um novo projeto para corrigir os problemas, elaborado pela DSEPT do DGOT.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Identificación

Fecha de Conclusión
02/08/1983
Comunidad

Ubicación

Sitio
Figueiró dos Vinhos
Morada
Avenida José Malhoa
Distrito Histórico (PT)
LeiriaDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

CronologÍa de Actividades

Actividades

Descripción Breve

Importancia, Particularidades, Similaridades, Posición Relativa (Geografía y Cronologia)

"O projeto para a Sede da Filarmónica Figueiroense foi elaborado pelo GAT - Gabinete de Apoio Técnico de Figueiró dos Vinhos em 1979 e remodelado em 1981. Logo que executada a construção verificou-se que as condições acústicas do Salão de Ensaios são péssimas, o índice de reverberação inaceitável, o que deriva não só do não cumprimento da constante do projeto inicial, que previa 'um teto falso de material que permita boas condições acústicas´, como da forma da sala e constituição das paredes." (António Campos Machado, Direção de Serviços de Estudos e Planeamento Territorial em Informação de 4/12/1987) 

A obra de correção da acústica do Salão de Ensaios foi incluída no PIDDAC/89 e executada em regime de administração direta pela Sociedade comparticipante e executada pela firma do engenheiro Rui Manuel de Almeida e Silva.

Segundo os testemunhos recolhidos no evento “Histórias dos Edifícios Públicos de Figueiró dos Vinhos (1939-1985)”, no início e durante anos houve bastante participação na filarmónica, iam muitas pessoas e era uma instituição muito ativa. No entanto, depois a participação diminuiu.

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

A sede da  Filarmónica Figueiroense foi construída na atual Avenida José Malhôa, artéria resultante do Plano de Urbanização da vila, que previa a realização de vários equipamentos públicos ao longo desta via. Apesar deste plano não ter sido plenamente concretizado, durante o século XX, foram implantados nesta Avenida vários edifícios públicos e de uso coletivo como uma escola primária, um jardim de infância, a Casa da Criança, o Tribunal de Justiça, a sede do Gabinete de Apoio Técnico sediado na vila e a sede da Casa do Povo de Figueiró dos Vinhos.

Materiales y Tecnologías

Estrutura
BetãoMateriales Construción

Documentación

Documentos

A informação constante desta página foi coligida por Diego Inglez de Souza, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

A recolha e incorporação dos testemunhos orais foram elaboradas por Ivonne Herrera Pineda, com base no encontro “Histórias dos edifícios públicos de Figueiró dos Vinhos (1939-1985)”, realizado em outubro de 2023 na Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos. Este encontro foi realizado em conjunto com o investigador Diego Inglez de Souza.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Sede da Filarmónica Figueiroense, Figueiró dos Vinhos. Accedido en 19/09/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/2145/sede-da-filarmonica-figueiroense-figueiro-dos-vinhos

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).