Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Escola Básica e Jardim de Infância de Vale de Silves, Loulé

A construção da escola primária de Vale Silves foi incluída na IV Fase do Programa de Construções Escolares, em 1949, que previa um edifício escolar de duas salas - gémeo a construir na sede deste núcleo escolar. 

No entanto, em novembro de 1950, o presidente da Câmara, Aires de Lemos Tavares, pediu diretamente ao ministro da Educação Nacional que a construção fosse suspensa, propondo que os recursos fossem desviados para uma escola em São Lourenço de Almancil, onde as condições de conservação do edifício existente eram consideradas perigosas. A decisão foi revista em abril de 1951, quando a Direção-Geral do Ensino Primário determinou que o projeto inicial de duas salas deveria ser desdobrado em dois edifícios distintos: um em Vale Silves e outro em S. Faustino, ficando ambos apenas com uma sala cada. Para além de se ter reduzido assim em 50% o número de salas previstas, nada foi decidido em relação à escola de São Lourenço.

A empreitada foi adjudicada a José Guerreiro Neto e as obras decorreram entre 1952 e 1953, após a qual se realizou o concurso para as obras complementares, com a regularização do terreno do recreio, a construção de muro de vedação, cisterna, depósito de água e fossa séptica. Obras que ficaram a cargo do empreiteiro José Silva.

A 8 de outubro de 1953, o edifício foi entregue à Câmara Municipal de Loulé, ficando prevista a sua inauguração. Apesar disso, o novo presidente da Câmara, José da Costa Guerreiro, informou em dezembro desse ano  que a escola ainda não estava pronta para receber alunos por falta de mobiliário. A intervenção do presidente da Câmara revela, ainda, uma crítica implícita à decisão ministerial de reduzir o projeto inicial de duas para uma sala, alertando que a nova escola poderia ser insuficiente para acolher a população escolar existente.

Atualmente com duas salas desconhece-se o ano da sua ampliação.  

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1953
Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

O processo de construção desta escola mostra o quanto podem ser oscilantes os dados a ter em conta num plano como o Planos dos Centenários. Inicialmente previsto como edifício de duas salas - gémeos, num núcleo escolar que prevista ainda outra escola com o mesmo número de salas na localidade de São Faustino, acabou desdobrado em duas escolas distintas, cada edifício na sua localidade.

Localizada na localidade de Vale Silves, freguesia de Boliqueime, a escola foi incluída no Programa de Construções Escolares de 1949 - IV Fase, passou por revisões entre 1950 e 1951, foi concluída e entregue à Câmara Municipal em 1953 e entrou em funcionamento em 1954,

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

Prevendo-se inicialmente a construção de um edifício de duas salas - gémeo, o que traduzia a intenção de acolher um núcleo escolar considerado significativo, ainda mais se pensarmos que estava prevista outra escola idêntica neste núcleo, na localidade de S. Faustino, a escola de Vale Silves que foi construída segundo o projeto-tipo Alentejo e Algarve, acabou por ser reduzida a um edifício de uma sala - misto.  A alteração condicionou a sua capacidade funcional, tornando-a potencialmente insuficiente face à “numerosa população escolar” referida pelo presidente da Câmara. A forma do edifício — simples e funcional — corresponde à lógica racional do Plano dos Centenários, que privilegiava soluções económicas, adaptadas ao terreno e aos requisitos de salubridade e acessibilidade. A relação com o contexto evidencia-se na escolha do local (terreno amplo, regular e afastado de fontes de insalubridade) e na preocupação municipal com as condições de ensino existentes, que justificou a crítica à redução do número de salas. 

Programme

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Location
Hamlet
Vale de Silves
Address
Rua de Vale de Silves
Former Distrito (PT)
FaroFormer Distrito (PT)
Context
RuralContext

Status & Uses

Original Use
Education ˃ Primary SchoolFunctional Typology
Status
ConstruídoStatus of Work

Documentation

Records & Readings

A informação constante desta página foi compilada e redigida por Tânia Rodrigues, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

To quote this work:

Tânia Rodrigues for Arquitectura Aqui (2025) Escola Básica e Jardim de Infância de Vale de Silves, Loulé. Accessed on 26/11/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/23136/escola-basica-e-jardim-de-infancia-de-vale-de-silves-loule

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).