Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Casa do Estudante, Beja

A Casa do Estudante foi fundada pelo padre Joaquim Fatela, à semelhança da Obra do Gaiato, do Padre Américo, com quem havia trabalhado. Foi criada como uma instituição complementar de ação assistencial de menores e destinava-se aos alunos que frequentavam cursos liceal e técnico-profissional, pelo que o edifício pretendido seria “não só como mero internato, mas como um autêntico lar de estudantes, embora sujeito a certa disciplina, indispensável para a sua completa formação moral e integração social”. Pretendia-se construir um lar, com características “idênticas às de uma casa de habitação de uma grande família”.

O terreno foi cedido pela Câmara Municipal de Beja para a construção desta obra, apesar de, no anteplano de modernização, ser considerado como “espaço livre”.

Em janeiro de 1967, a obra já estaria em execução.

Em 2018, o edifício sofreu obras de reabilitação, abrindo como residência do Instituto Politécnico de Beja.

Atualmente, em 2024, funciona no edifício o Centro de Acolhimento de Emergência Social, da Cáritas Diocesana de Beja, dando resposta imediata a situações de vulnerabilidade, como pessoas em situação de sem abrigo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Conclusion Date
post. 1967
Community

Location

Address
Rua de Moçambique 10
Former Distrito (PT)
BejaFormer Distrito (PT)

Status & Uses

Original Use

Chronology of Activities

Activities

Brief Description

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O edifício localiza-se no lado sul da cidade, numa zona essencialmente residencial.

As instalações desenvolvem-se em 6 pavimentos, considerando-se a cave e o sótão. A entrada faz-se pelo rés-do-chão, onde também ficam o refeitório, a cozinha, salas da direção e instalações sanitárias. O primeiro e segundo andares destinavam-se aos quartos. Por piso, havia seis quartos, para de três a quatro alunos, e respectivas instalações sanitárias. No terceiro andar localizava-se a biblioteca, a sala de estudo, um quarto e instalações sanitárias. O sótão teria apenas uma sala de arrumações.

A informação constante desta página foi redigida por Joana Nunes, em março de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. 

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Casa do Estudante, Beja. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/25359/casa-do-estudante-beja

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).