Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Bairro 1.º de Maio, PenamacorBairro Salazar, PenamacorBairro para Famílias Pobres, Penamacor

O atual Bairro 1.º de Maio, outrora designado Bairro Salazar, foi construído no âmbito do programa destinado a prover habitação a famílias carenciadas. A sua construção foi promovida por iniciativa da Câmara Municipal de Penamacor, tendo recebido comparticipação financeira estatal pelo Fundo de Desemprego. As obras foram concluídas no ano de 1956. O projeto seguiu o modelo tipo B do programa de Casas para as Classes Pobres, delineado pelo arquiteto Ruy da Silveira Borges da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização.

No início da década de 1980, perante a necessidade de habitação na sede de concelho, foi elaborado um esboço para reconversão deste bairro municipal - que se encontrava degradado - pelo Fundo de Fomento da Habitação (FFH). Nessa altura, as casas eram arrendadas pelo município. No caso de os edifícios serem recuperáveis, poderiam ser concedidos empréstimos através do Programa para a Recuperação de Imóveis Degradados (PRID); se tal não se verificasse, planeava-se a sua demolição, com construção de sete blocos de vários pisos no local, através de promoção direta do FFH, de promoção camarária com apoios do FFH e também por iniciativa privada. Chegou a ser realizado um estudo para estes blocos pelo arquiteto urbanista da Câmara Municipal de Penamacor, António Latino Tavares. Estas ideias não tiveram concretização, dado que o programa de promoção direta do FFH cessou em 1982, e Penamacor não ter sido selecionado para o programa de financiamento do Fundo de Apoio ao Investimento para a Habitação em 1983.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Conclusion Date
1956
Community

Location

Location
Address
R. Joaquim Abreu 27-9, 6090-512 Penamacor
Former Distrito (PT)
Castelo BrancoFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work
Original Use
Owner

Chronology of Activities

Activities 2

Brief Description

Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

Trata-se de um conjunto de casas geminadas em banda, de piso único com telhado de duas águas, distribuído por duas ruas em terreno inclinado, na proximidade do antigo Quartel da GNR e do Externato de Nossa Senhora do Incenso.

A planta é escalonada: a porta de entrada localiza-se ao centro, estando junto a uma das janelas que a rodeiam num corpo recuado, e o corpo da outra janela da fachada principal encontra-se avançado. O escalonamento repete-se na fachada posterior. Trata-se do tipo B das Casas para as Classes Pobres. A entrada dava para uma sala comum e cozinha, com acesso a três quartos e instalações sanitárias, e porta traseira de acesso ao pátio exterior.

Algumas habitações mantém a traça antiga, enquanto outras foram sendo adaptadas e ampliadas, incluindo o acrescento de pisos.

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em fevereiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Bairro 1.º de Maio, Penamacor. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/25547/bairro-1-de-maio-penamacor

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).