Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Casa do Povo de Rossio ao Sul do Tejo, Abrantes

A sede da Casa do Povo de Rossio ao Sul do Tejo terá sido construída, aproximadamente, entre 1941 e 1943, anos durante os quais a direção da Casa do Povo recebeu financiamento do Estado para a sua construção. O edifício seguia um projeto tipo de Casas do Povo e a sua construção custou um total de 135.000$00.

Nos anos imediatamente a seguir à conclusão do edifício, a Inspeção dos Edifícios Corporativos começou a considerar a dissolução do organismo, por falta de cumprimento de obrigações contratuais entre a Casa do Povo e os doadores do terreno onde foi construída a sede e pela ocupação do novo edifício contra indicações superiores. Um relatório de inspeção de fevereiro de 1945 manifestava ceticismo relativamente à afirmação pela direção da Casa do Povo de que foi “o estado de excitação da população que levou à desobediência ao determinado sobre a inauguração da Sede”, embora não se considerasse possível. “definir até que ponto os dirigentes da Casa do Povo influíram na população por forma prejudicial aos interesses da ordem pública”. Mais, o mesmo relatório refletia que teria sido um erro a criação de uma Casa do Povo na freguesia de Rossio ao Sul do Tejo, onde a população rural era reduzida. Assim, embora a Casa do Povo tivesse já organizado uma banda, um grupo cénico e uma equipa de futebol, e usufruísse ainda do apoio da população, o relatório indicava que a melhor solução para os problemas encontrados seria a extinção do organismo, aproveitando a vontade dos doadores do terreno de comprar o edifício.

A atividade da Casa do Povo foi suspensa em julho de 1946. No início de 1952, o edifício encontrava-se abandonado. Em setembro de 1959, um relatório de inspeção explicava que todos os bens móveis e imóveis haviam sido entregues à guarda da Câmara Municipal de Abrantes e os valores em dinheiro à Delegação de Santarém.

Não foi possível, no decorrer do trabalho, perceber se o edifício da Casa do Povo de Rossio ao Sul do Tejo ainda existe ou onde foi originalmente construído.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Notes

Conclusion Date
c. 1943
Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

A sede da Casa do Povo de Rossio ao Sul do Tejo foi construída segundo o modelo oficial de Casas do Povo tipo A, com cave e rés-do-chão.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Former Distrito (PT)
SantarémFormer Distrito (PT)

Status & Uses

Status
DesconhecidoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, emsetembro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Casa do Povo de Rossio ao Sul do Tejo, Abrantes. Accessed on 23/11/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/30782/casa-do-povo-de-rossio-ao-sul-do-tejo-abrantes

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).