Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Casa do Povo de Rossio ao Sul do Tejo, Abrantes

A sede da Casa do Povo de Rossio ao Sul do Tejo terá sido construída, aproximadamente, entre 1941 e 1943, anos durante os quais a direção da Casa do Povo recebeu financiamento do Estado para a sua construção. O edifício seguia um projeto tipo de Casas do Povo e a sua construção custou um total de 135.000$00.

Nos anos imediatamente a seguir à conclusão do edifício, a Inspeção dos Edifícios Corporativos começou a considerar a dissolução do organismo, por falta de cumprimento de obrigações contratuais entre a Casa do Povo e os doadores do terreno onde foi construída a sede e pela ocupação do novo edifício contra indicações superiores. Um relatório de inspeção de fevereiro de 1945 manifestava ceticismo relativamente à afirmação pela direção da Casa do Povo de que foi “o estado de excitação da população que levou à desobediência ao determinado sobre a inauguração da Sede”, embora não se considerasse possível. “definir até que ponto os dirigentes da Casa do Povo influíram na população por forma prejudicial aos interesses da ordem pública”. Mais, o mesmo relatório refletia que teria sido um erro a criação de uma Casa do Povo na freguesia de Rossio ao Sul do Tejo, onde a população rural era reduzida. Assim, embora a Casa do Povo tivesse já organizado uma banda, um grupo cénico e uma equipa de futebol, e usufruísse ainda do apoio da população, o relatório indicava que a melhor solução para os problemas encontrados seria a extinção do organismo, aproveitando a vontade dos doadores do terreno de comprar o edifício.

A atividade da Casa do Povo foi suspensa em julho de 1946. No início de 1952, o edifício encontrava-se abandonado. Em setembro de 1959, um relatório de inspeção explicava que todos os bens móveis e imóveis haviam sido entregues à guarda da Câmara Municipal de Abrantes e os valores em dinheiro à Delegação de Santarém.

Não foi possível, no decorrer do trabalho, perceber se o edifício da Casa do Povo de Rossio ao Sul do Tejo ainda existe ou onde foi originalmente construído.

  

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
c. 1943
Importancia, Particularidades, Similaridades, Posición Relativa (Geografía y Cronologia)

A sede da Casa do Povo de Rossio ao Sul do Tejo foi construída segundo o modelo oficial de Casas do Povo tipo A, com cave e rés-do-chão.

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Distrito Histórico (PT)
SantarémDistrito Histórico (PT)

Estado y Utilización

Estado
DesconhecidoEstado del Edifício o Conjunto

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, emsetembro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2025) Casa do Povo de Rossio ao Sul do Tejo, Abrantes. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/30782/casa-do-povo-de-rossio-ao-sul-do-tejo-abrantes

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).