Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Mercado Municipal, Murtosa

Desconhece-se a data de instalação de um mercado na atual Rua dos Precursores, cuja necessidade era referida no Anteprojeto de Urbanização da Murtosa, de 1962, onde se elencava um novo mercado e feira em Pardelhas entre os novos edifícios a construir.

Em 1976, o mercado já lá estaria instalado, mas desconhece-se em que condições ou a extensão da parte edificada. Em setembro desse ano, foi aprovado um projeto de beneficiação do mercado que contemplava um volume de trabalhos extenso, com o orçamento total de 859.711$00. O projeto previa a demolição de um muro de vedação, depósito de água e parte dos postos de venda existentes; o ajardinamento da frente da entrada principal; a construção de um novo muro e a colocação de portões de ferro galvanizado nas duas entradas; a beneficiação do sistema de abastecimento de água e de drenagem de águas pluviais e de limpeza; a adequação dos sanitários e pavimentos; a construção de novos postos de venda e colocação de bancas de mármore e de betão; e ainda a construção de uma estrutura de betão armado, pré-fabricado, para a cobertura, a aplicar em chapas de fibrocimento.

Em 2024, de acordo com notícias publicadas na página da Câmara Municipal da Murtosa e na revista online regional Aveiro Mag, estava projetada a construção de um novo mercado municipal e a demolição do antigo, no âmbito de um plano de reformulação das acessibilidades urbanas da vila. O novo edifício deveria vir a ser edificado na proximidade do antigo Mercado Tavares Gravato e, denominado “Mercado das Ideias”, incorporaria, para além das instalalões do mercado, uma incubadora de empresas.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Para o registo pormenorizado dos testemunhos recolhidos sobre a experiência e memórias de uso deste edifício, consultar a secção Documentação, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
c. 1970
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

Em fevereiro de 2024, o Mercado Municipal da Murtosa localizava-se no centro do aglomerado urbano de Pardelhas, então freguesia central da Murtosa. É nesta zona que se situam vários dos edifícios ou serviços públicos da vila, nomeadamente a Câmara Municipal da Murtosa, o Posto Territorial da GNR, os edifícios dos CTT e da Caixa Geral de Depósitos, o Arquivo Municipal e o antigo Hospital Sub-Regional.

O edifício desenvolve-se entre a Rua dos Precursores, para onde se volta a sua entrada principal, e a Avenida 29 de Outubro, onde existe uma entrada secundária. Adaptando-se ao terreno disponível e atravessando o interior do quarteirão no qual se situa, o Mercado assume uma forma irregular, linear e longa, que se curva junto à Avenida, de forma a aparecer perpendicularmente às suas duas frentes.

De acordo com o projeto de eletrificação do Mercado de 1978, 32 postos de vendas ladeavam o espaço interior do mercado, no qual se organizavam diferentes bancas. Em visita de fevereiro de 2024, verificou-se que parte dos postos de venda na porção do Mercado perpendicular à Avenida 29 de Outubro haviam já sido demolidos para a abertura de um novo acesso através do quarteirão.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Avenida 29 de Outubro; Rua dos Percursores, Murtosa
Former Distrito (PT)
AveiroFormer Distrito (PT)
Context
CosteiroContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

Forum

Documentation

Records & Readings

A informação constante desta página é fruto do trabalho de Catarina Ruivo e Ivonne Herrera, realizado ao longo de 2024, e foi reunida através de fontes documentais e de testemunhos recolhidos no local.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Mercado Municipal, Murtosa. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/31055/mercado-municipal-murtosa

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).