Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Complexo da Santa Casa da Misericórdia de Murtosa

O projeto de construção de um lar de terceira idade pela Santa Casa da Misericórdia da Murtosa data, pelo menos, de meados da década de 1960, altura em que se incluía num projeto mais amplo para construção de bloco assistencial, incluindo Creche, Jardim de Infância, Patronato e Lar. Em 1967, a Misericórdia solicitou à Direção-Geral de Assistência a elaboração de um projeto de adaptação do seu antigo hospital - situado na Rua António José Freitas de Guimarães, na frente do conjunto onde hoje se situa o Lar de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa - a Asilo de Velhos e Velhas, assim como sede da instituição. Em 1992, o Lar já existiria sob alguma forma, tendo, nesse ano, a Câmara Municipal da Murtosa atribuído um subsídio de 2.000.000$00 à Misericórdia para a sua ampliação.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
c. 1970

Key moments (click below for details)

Activities 3

Location

Community
Location
Address
R. António José Freitas Guimarães 1, 3870-208 Monte, Murtosa
Former Distrito (PT)
AveiroFormer Distrito (PT)
Context
CosteiroContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Other Uses
Welfare and Healthcare ˃ Social Welfare ˃ HomeFunctional Typology

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Complexo da Santa Casa da Misericórdia de Murtosa. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/31132/complexo-da-santa-casa-da-misericordia-de-murtosa

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).