Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Complexo da Santa Casa da Misericórdia de Murtosa

O projeto de construção de um lar de terceira idade pela Santa Casa da Misericórdia da Murtosa data, pelo menos, de meados da década de 1960, altura em que se incluía num projeto mais amplo para construção de bloco assistencial, incluindo Creche, Jardim de Infância, Patronato e Lar. Em 1967, a Misericórdia solicitou à Direção-Geral de Assistência a elaboração de um projeto de adaptação do seu antigo hospital - situado na Rua António José Freitas de Guimarães, na frente do conjunto onde hoje se situa o Lar de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa - a Asilo de Velhos e Velhas, assim como sede da instituição. Em 1992, o Lar já existiria sob alguma forma, tendo, nesse ano, a Câmara Municipal da Murtosa atribuído um subsídio de 2.000.000$00 à Misericórdia para a sua ampliação.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
c. 1970

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades 3

Ubicación

Comunidad
Ubicación
Morada
R. António José Freitas Guimarães 1, 3870-208 Monte, Murtosa
Distrito Histórico (PT)
AveiroDistrito Histórico (PT)
Contexto
CosteiroContexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Otros Usos
Asistencia y Sanidad ˃ Asistencia Social ˃ HogarTipología Funcional

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2025) Complexo da Santa Casa da Misericórdia de Murtosa. Accedido en 18/01/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/31132/complexo-da-santa-casa-da-misericordia-de-murtosa

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).