Bairro de Casas para Pescadores, Viana do Castelo
O Bairro de Casas para Pescadores de Viana do Castelo foi construído entre 1944 e 1952, por iniciativa da Junta Central das Casas de Pescadores.
O empreendimento recebeu comparticipação do Ministério das Obras Públicas em agosto de 1944, abril de 1947 e em 1949. A obra de arruamentos, distribuição de água e saneamento tem projeto de dezembro de 1948, e previa apenas a pavimentação das ruas de acesso ao bairro, “que são as julgadas indispensáveis, por este se encontrar localizado numa Avenida Marginal, que embora esteja ainda em terraplanagens, lhe dá franco e livre acesso”. A obra de urbanização decorreu até 1952. No entanto, em 1950, o relatório mensal do fiscal do Bairro dos Pescadores já referia que os moradores vinham a apresentar “reclamações por nos dias chuvosos lhes ter entrado água nas casas pelo telhado”, porque os autoclismos funcionavam mal e porque as sarjetas vinham a ficar entupidas.
Passadas duas décadas, em maio de 1971, a Câmara Municipal de Viana do Castelo submeteu à aprovação da Direção de Urbanização de Viana do Castelo o projeto para um bloco de habitação coletiva, localizado no extremo nascente da zona central do Bairro, entre a Avenida do Atlântico e a Avenida de Cabo Verde.
Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.
Analysis
Key moments (click below for details)
Location
Status & Uses
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
To quote this work:
Arquitectura Aqui (2025) Bairro de Casas para Pescadores, Viana do Castelo. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/31331/bairro-de-casas-para-pescadores-viana-do-castelo