Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Bloco de Habitação Coletiva, Abrantes

No início de 1970, a Câmara Municipal de Abrantes encontrava-se em comunicação com a Fundação Salazar, no sentido de a segunda promover a construção de habitação no concelho. Ao município caberia a escolha do terreno e a criação de infraestruturas urbanas. A Fundação Salazar recomendava ainda que as famílias beneficiadas com habitação fossem continuamente apoiadas, para o que consideravam essencial a existência próxima de entidades tais como a “Instituição Assistencial à Família, Conferências de S. Vicente de Paulo, etc”. Em dezembro do mesmo ano, a Fundação Salazar já havia elaborado um conjunto de projetos-tipo para blocos de oito habitações de quatro pisos, que então partilhou com a Câmara Municipal. Em abril de 1971, a Câmara Municipal informou a Fundação da sua escolha de terrenos para implantação dos blocos, sendo um Vale de Rãs e outro em Rossio ao Sul do Tejo. Os trabalhos decorreram entre outubro de 1971, quando a obra foi adjudicada, e abril de 1974, altura em que já se encontrava concluído e habitado.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
c. 1974

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Hamlet
Chainça
Address
Rua Diogo Oleiro
Former Distrito (PT)
SantarémFormer Distrito (PT)
Context
InteriorContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Bloco de Habitação Coletiva, Abrantes. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/35512/bloco-de-habitacao-coletiva-abrantes

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).