Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Centro de Assistência Social, Areosa, Viana do Castelo

Em setembro de 1963, quando o Prior de Areosa solicitou um subsídio para a conclusão do edifício para o Centro de Assistência Social ao Ministro das Obras Públicas, os trabalhos já decorriam há 6 meses, levados a cabo pelos habitantes da localidade, muitos dos quais operários. Faltava, nesse momento, guarnecer o edifício de portas e janelas e concluir os acabamentos interiores e exteriores, ficando estes últimos “a cargo de profissionais desta freguesia, que [realizariam] o trabalho nas horas vagas”.

O edifício, então já em grande parte construído, incluía instalações para uma diversidade serviços sociais: uma cozinha para dar sopa às crianças pobres da freguesia; uma sala para instalação da sede da Sociedade Columbófila Areosense; salas para catequese (então ensinada na Igreja e nos baixos da Residência Paroquial, em espaço demasiado reduzido para as 600 crianças que a frequentavam); sala de reuniões; consultório médico e posto de primeiros socorros; sala para instalação da Biblioteca Fixa n.º 36 da Fundação Calouste Gulbenkian (até então também provisoriamente instalada na Residência Paroquial); salão para cinema, teatro e sala de sessões. Nestas instalações, pretendia-se também realizar “cursos de instrução popular e conferências aos operários, aos metalúrgicos, aos lavradores”, ou ainda cursos de costura, culinária e bordados.

A obra foi considerada necessária pela Direção-Geral dos Serviços de Urbanização em fevereiro de 1964 e o projeto foi apreciado favoravelmente pela Direção de Urbanização de Viana do Castelo em junho do mesmo ano. No entanto, dada a baixa prioridade atribuída à obra pela Diocese, esta nunca chegou a ser comparticipada pelo Estado, tendo o processo sido arquivado em 1974.

O edifício, construído segundo o projeto apreciado favoravelmente em 1964, existe junto à linha de caminho de ferro e abrindo para a Rua da Vinha. Desconhece-se como se procedeu o processo de conclusão dos trabalhos, que terão sido fruto dos esforços da população local.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
post. 1964
Combined Analysis of Form, Function and Relation to Context

O edifício do Centro de Assistência Social de Areosa localiza-se numa zona central e de grande acessibilidade da área urbanizada da freguesia. Entre a Estrada Nacional 13 e a linha de caminho de ferro norte-sul que percorre a faixa costeira entre Viana do Castelo e Caminha, e se prolonga até Valença, o Centro encontra-se junto à Junta de Freguesia de Areosa, à Igreja de Nossa Senhora de Vinha e ao cemitério.

De acordo com o projeto original, o programa do Centro organizava-se num grande volume com dois pisos, do qual se destacava um pequeno volume lateral. No rés-do-chão, dispunham-se as dependências destinadas a crianças, nomeadamente as salas de catequese e a cozinha, e a sala-sede da Sociedade Columbófila Areosense, assim como algumas salas para consultório médico e posto de primeiros socorros. No primeiro piso, organizavam-se as funções mais públicas do edifício - o salão e a biblioteca - abrindo-se para uma ampla varanda sobre a arcada que marca a entrada do edifício.

O edifício atual aparenta ter sido ampliado com um volume transversal, mais estreito, nas traseiras do inicialmente projetado.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Rua da Vinha
Former Distrito (PT)
Viana do CasteloFormer Distrito (PT)
Context
CosteiroContext
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em julho de 2024, com base em fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Centro de Assistência Social, Areosa, Viana do Castelo. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/37512/centro-de-assistencia-social-areosa-viana-do-castelo

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).