Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício da Casa do Povo de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo

A construção da Casa do Povo de Santa Marta de Portuzelo não foi um processo simples nem incontroverso.

Constituída em 1937 e abrangendo uma freguesia essencialmente agro-pecuária com cerca de 3.000 habitantes, em 1943 a Casa do Povo de Santa Marta de Portuzelo já dispunha de uma sede, construída de raiz no centro da localidade. Nem a Casa do Povo nem o seu edifício foram bem recebidos pela população. Um relatório de inspeção de 1943 descreve que a freguesia viveu um “péssimo ambiente político nos inícios do regime republicano, tendo as perseguições políticas e religiosas atingido proporções gravíssimas” e que, embora o “28 de maio tenha acalmado as hostilidades, existem ainda indivíduos impenitentes que não perdoam a mudança havida e se aproveitam de tudo para habilidosamente hostilizar o actual regime”. Neste contexto, a Casa do Povo destacava-se como alvo, sendo a situação resultado, segundo relatório de 1944, da “maneira um pouco violenta como se obrigaram os lavradores de Santa Marta a inscreverem-se”, e exacerbado, segundo relatório de 1943, pela ausência de trabalho social praticado pela instituição. De acordo com o inspetor, “apenas fizeram uma linda sede… onde não vai ninguém!” Esta sede descreve-se como “um descalabro” em termos financeiros, tendo absorvido quase toda a receita ordinária e vários subsídios do Fundo Comum.

Em 1943, a Casa do Povo ainda não se encontrava completamente concluída. Em 1944, o edifício continuava a não ser frequentado pela população, que se mantinha nas antigas instalações da instituição, partilhadas com o Rancho das Lavadeiras de Santa Marta.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Conclusion Date
c. 1943
Community

Location

Address
EN202
Former Distrito (PT)
Viana do CasteloFormer Distrito (PT)
Context
CosteiroContext
UrbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

Chronology of Activities

Activities

Brief Description

Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

O edifício existente corresponde, grosso modo, ao projeto para a construção dos edifícios destinados às Casas do Povo para as províncias do Minho, Douro, Trás-os-Montes e Beiras, Tipo A, tendo-se aproveitado a pendente do terreno para a introdução de uma cave.

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em agosto de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Casa do Povo de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/46636/edificio-da-casa-do-povo-de-santa-marta-de-portuzelo-viana-do-castelo

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).