Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Edifício da Casa do Povo de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo

A construção da Casa do Povo de Santa Marta de Portuzelo não foi um processo simples nem incontroverso.

Constituída em 1937 e abrangendo uma freguesia essencialmente agro-pecuária com cerca de 3.000 habitantes, em 1943 a Casa do Povo de Santa Marta de Portuzelo já dispunha de uma sede, construída de raiz no centro da localidade. Nem a Casa do Povo nem o seu edifício foram bem recebidos pela população. Um relatório de inspeção de 1943 descreve que a freguesia viveu um “péssimo ambiente político nos inícios do regime republicano, tendo as perseguições políticas e religiosas atingido proporções gravíssimas” e que, embora o “28 de maio tenha acalmado as hostilidades, existem ainda indivíduos impenitentes que não perdoam a mudança havida e se aproveitam de tudo para habilidosamente hostilizar o actual regime”. Neste contexto, a Casa do Povo destacava-se como alvo, sendo a situação resultado, segundo relatório de 1944, da “maneira um pouco violenta como se obrigaram os lavradores de Santa Marta a inscreverem-se”, e exacerbado, segundo relatório de 1943, pela ausência de trabalho social praticado pela instituição. De acordo com o inspetor, “apenas fizeram uma linda sede… onde não vai ninguém!” Esta sede descreve-se como “um descalabro” em termos financeiros, tendo absorvido quase toda a receita ordinária e vários subsídios do Fundo Comum.

Em 1943, a Casa do Povo ainda não se encontrava completamente concluída. Em 1944, o edifício continuava a não ser frequentado pela população, que se mantinha nas antigas instalações da instituição, partilhadas com o Rancho das Lavadeiras de Santa Marta.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Notas

Importancia, Particularidades, Similaridades, Posición Relativa (Geografía y Cronologia)

O edifício existente corresponde, grosso modo, ao projeto para a construção dos edifícios destinados às Casas do Povo para as províncias do Minho, Douro, Trás-os-Montes e Beiras, Tipo A, tendo-se aproveitado a pendente do terreno para a introdução de uma cave.

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Fecha de Conclusión
c. 1943
Actividades

Ubicación

Comunidad
Morada
EN202
Distrito Histórico (PT)
Viana do CasteloDistrito Histórico (PT)
Contexto
CosteiroContexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em agosto de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Casa do Povo de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo. Accedido en 21/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/46636/edificio-da-casa-do-povo-de-santa-marta-de-portuzelo-viana-do-castelo

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).