Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício da Casa do Povo de Geraz do Lima, Viana do Castelo

Fundada em 1943, a Casa do Povo de Geraz do Lima foi das formadas mais tardiamente no concelho de Viana do Castelo. Abrangia as freguesia de Moreira de Geraz do Lima, Santa Maria de Geraz do Lima e Santa Leocádia de Geraz do Lima.

Desconhece-se a data de construção da sede da Casa do Povo, que se encontrava finalizada em janeiro de 1970, tendo custado um total de 492.682$30 e beneficiado de subsídios do Fundo Comum da Casa do Povo. Tendo sido o mobiliário adquirido entre 1967 e 1968, estima-se ser essa a data de conclusão da obra. Até à sua construção, segundo relatório de inspeção à Casa do Povo de 1953, a instituição encontrava-se instalada numa casa arrendada, desde 1949, pela qual pagava a renda mensal de 100$00. As instalações consideravam-se boas e eram bastante frequentadas pelos sócios. No entanto, o senhorio vinha a manifestar a vontade de que a Casa do Povo deixasse as instalações e recusava receber a renda. Dois anos depois, um relatório de 1956 descrevia a sede da Casa do Povo como “uma casa do lavrador, até pela sua localização - dentro de uma cerca”.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Identification

Conclusion Date
c. 1968
Community

Location

Address
Av. do Antigo Concelho
Former Distrito (PT)
Viana do CasteloFormer Distrito (PT)
Context
CosteiroContext
UrbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

Chronology of Activities

Activities

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em agosto de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Casa do Povo de Geraz do Lima, Viana do Castelo. Accessed on 19/09/2024, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/46641/edificio-da-casa-do-povo-de-geraz-do-lima-viana-do-castelo

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).