Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Edifício da Casa do Povo de Geraz do Lima, Viana do Castelo

Fundada em 1943, a Casa do Povo de Geraz do Lima foi das formadas mais tardiamente no concelho de Viana do Castelo. Abrangia as freguesia de Moreira de Geraz do Lima, Santa Maria de Geraz do Lima e Santa Leocádia de Geraz do Lima.

Desconhece-se a data de construção da sede da Casa do Povo, que se encontrava finalizada em janeiro de 1970, tendo custado um total de 492.682$30 e beneficiado de subsídios do Fundo Comum da Casa do Povo. Tendo sido o mobiliário adquirido entre 1967 e 1968, estima-se ser essa a data de conclusão da obra. Até à sua construção, segundo relatório de inspeção à Casa do Povo de 1953, a instituição encontrava-se instalada numa casa arrendada, desde 1949, pela qual pagava a renda mensal de 100$00. As instalações consideravam-se boas e eram bastante frequentadas pelos sócios. No entanto, o senhorio vinha a manifestar a vontade de que a Casa do Povo deixasse as instalações e recusava receber a renda. Dois anos depois, um relatório de 1956 descrevia a sede da Casa do Povo como “uma casa do lavrador, até pela sua localização - dentro de uma cerca”.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Fecha de Conclusión
c. 1968
Actividades

Ubicación

Comunidad
Morada
Av. do Antigo Concelho
Distrito Histórico (PT)
Viana do CasteloDistrito Histórico (PT)
Contexto
CosteiroContexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em agosto de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Casa do Povo de Geraz do Lima, Viana do Castelo. Accedido en 21/11/2024, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/46641/edificio-da-casa-do-povo-de-geraz-do-lima-viana-do-castelo

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).