Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Centro de Recreio Popular da Boa Fé, Elvas

Tanto quanto a escassa documentação encontrada e analisada permite compreender, o processo de construção do edifício-sede do Centro de Recreio Popular da Boa Fé deve ter-se iniciado em 1961, com a abertura do processo com vista ao pedido de assistência financeira por parte do Estado. 

Nesse sentido, em 1963, é concedida uma comparticipação pelo Ministério das Obras Públicas (MOP) à direção do Centro, no valor de 250.000$00, para a construção do respetivo edifício - que contava com um orçamento de 915.000$00.

De acordo com uma placa comemorativa datada de 1964, instalada na fachada principal do edifício, a construção do edifício-sede do Centro deverá ter ainda contado com o apoio das entidades oficiais a nível distrital, da Junta de Ação Social, da Câmara Municipal de Elvas e da Fundação Nacional para Alegria no Trabalho.

Projetada pelo Arq.º António da Cruz Homem, a obra seria concluída em 1967.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1967
Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

O Centro de Recreio Popular da Boa Fé insere-se na malha urbana do Bairro da Boa Fé, em Elvas, destinado inicialmente à habitação de classes pobres.

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Rua José Vicente Abreu
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext
InteriorContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi coligida por Tiago Candeias, em agosto de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Centro de Recreio Popular da Boa Fé, Elvas. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/49203/centro-de-recreio-popular-da-boa-fe-elvas

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).