Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Estação Fronteiriça do Caia, ElvasPosto Transfronteiriço da Guarda Fiscal do Caia, Elvas

A Estação Fronteiriça do Caia constitui-se por um conjunto de edifícios que se destinavam maioritariamente à fiscalização da zona de fronteira, bem como simultaneamente à promoção turística do país - para aqueles que nele entravam desde Espanha. A sua construção foi, por isso, complexa e desenrolou-se ao longo de mais de 2 décadas, pelo que apresentamos aqui uma breve cronologia.

Em 1947, o Ministério das Obras Públicas concede ao Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo uma comparticipação no valor de 197.000$00, através do Fundo de Desemprego, para a Construção do Posto de Turismo do Caia, orçado em 492.500$00 - num processo que se iniciou em 1945 com o pedido de apoio financeiro ao Estado.

Em 1951 o edifício da Delegação Aduaneira seria alvo de obras de reparação e beneficiação - projetadas pelo Eng.º Manuel Augusto Baptista da Conceição. Nesse mesmo ano, seriam igualmente levados a cabo trabalhos complementares de captação de água e construído o depósito elevado para abastecimento da estação - projetado pelo Eng.º Luís Guinapo Feronha.

Em 1952 foi concluída a construção de uma moradia para a Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) - projetada pelo Arq.º Jorge Bermudes França, sob direção de obra do Eng.º Rui Pedreira de Almeida. Nesse mesmo ano foram executadas obras de beneficiação, conservação e reparação das instalações da Guarda Fiscal, bem como foi ampliada e modificada a báscula da Delegação Aduaneira, e construída uma cabina para resguardo da báscula e uma vedação da zona de proeteção do poço para abastecimento de água - sendo todos estes trabalhos projetados pelo Agente Técnico de Eng.ª Sidónio Nunes Dias. Ainda em 1952, foram construídas igualmente instalações sanitárias públicas, posto telefónico e anexos, na Delegação Aduaneira - num projeto da autoria do Arq. Jorge Segurado.

Em abril de 1953, o Ministério das Obras Públicas concedia à Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais uma comparticipação no valor de 53.300$00, através do Fundo de Desemprego, para a ampliação das Instalações da PIDE - orçada em 133.500$00.

Em 1955 foi concluída a construção de moradias para as praças do Posto da Guarda Fiscal da Estação, bem como os respetivos grupos de arrecadação-capoeira - projetadas pelo Arq. Jorge Bermudes França e inauguradas em 1956. Nesse mesmo ano de 1955 foram igualmente concluídas as obras de construção de arruamentos; vedação de terrenos; ramais de abastecimento de água domiciliária; colocação de bocas de rega nos quintais das moradias; de abastecimento de água da Estação; instalação de antenas de emissão e receção; bem como reparados alguns edifícios. 

Em 1956 foram concluídas as obras de reparação do edifício da Delegação Aduaneira, projetadas por Manuel de Sousa e Castro; bem como foram concluídos os trabalhos complementares relativos ao reforço do abastecimento de água, projetados por Sidónio Silva Nunes.

Em 1957 seriam concluídas as obras de beneficiação e conservação do Posto Transfronteiriço, bem como seriam concluída a 2.ª fase de construção das moradias para as praças.

Em 1959, foram concluídas novas obras de reparação em diversos edifícios, bem como foram construídos vários equipamentos: arrecação para bicicletas, lavadouros, estendais e parque infantil - projetados pelo Arq. Pedro de Almeida Reis, em colaboração com Licínio Miranda e Ismael de Amorim.

Em 1961 foram construídas 2 habitações para o pessoal dos Serviços de Turismo - projetadas pelo Arq. Jorge de Almeida Segurado. Seria concluída a construção de uma residência para os "criados" do Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo (com 2 grupos de arrecadação); e a construção de habitações para os agentes casados da PIDE - ambas projetadas pelo Arq. Pedro Coelho de Almeida Reis e pelo Agente Técnico de Eng.ª Manuel de Sousa e Castro. Seriam igualmente concluídas obras de conservação diversas, projetadas por este Agente Técnico.

Em 1962, novas obras de consevação seriam concluídas.

Em 1963 seria concluída a construção de 2 habitações geminadas para os Serviços de Turismo, bem como a execução de diversas obras de beneficiação, conservação e reparação da Estação Fronteiriça - projetadas pelo Arq. Pedro Reis Almeida.

Entre 1968-1071 seriam executadasobras de conservação, reparação e manutenção diversas.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1963

Key moments (click below for details)

Activities 14

Location

Community
Hamlet
Caia
Address
Caia
Former Distrito (PT)
PortalegreFormer Distrito (PT)
Context
RuralContext
InteriorContext

Status & Uses

Status
Devoluto ParcialStatus of Work

Forum

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

A documentação localizada nos Arquivos e Coleções Documentais da Ex-DGEMN foi recolhida e sistematizada por Sofia Diniz em 2022.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Estação Fronteiriça do Caia, Elvas. Accessed on 23/02/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/49228/estacao-fronteirica-do-caia-elvas

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).